Abertura da Agro Centro-Oeste Familiar 2019 reuniu parceiros do evento
Mais de 80 empreendimentos familiares expõem no evento que segue até sábado (1º de maio)
Texto: Kharen Stecca
Fotos: Carlos Siqueira
Começou na manhã do dia 29 de maio mais uma edição da Agro Centro-Oeste Familiar 2019 no Câmpus Samambaia. No período da tarde os parceiros do evento se uniram em uma grande mesa de abertura para celebrar o início de uma das maiores edições do evento. A coordenadora da edição 2019, professora da Escola de Agronomia da UFG, Graciella Corcioli, abriu as falas agradecendo toda a união para produzir o evento, mesmo com poucos recursos e destacou algumas ações que devem chamar a atenção nesta edição como o número de empreendimentos representados na feira, que passou de 80; a gestão de resíduos, já que a Acof 2019 vai tentar reduzir a quantidade de resíduos produzidos na feira e garantir a destinação correta do material descartado e também a programação cultural do evento, que inclui uma mostra de filmes com o tema “O cenário da agricultura familiar no Brasil e no Centro-oeste”. Ela ressaltou também a participação de mais de 300 estudantes na organização da feira.
Pela Federação dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar (FETRAF) falou Alair Luiz dos Santos, que ressaltou a importância da agricultura familiar para colocar alimentos na mesa dos brasileiros, a capacidade de produção com sustentabilidade dessa atividade e como a atividade evita que brasileiros saiam do campo para engrossar a fila de desempregados nas grandes cidades. Ele também colocou a preocupação com a ameaça a programas políticos que auxiliam a agricultura familiar como a reforma agrária, a política nacional de habitação rural e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal: "Todos eles estão atualmente sob ameaça", ressaltou. Antônio Pereira Chagas também da FETRAF conclamou os representantes do governo a olhar para os agricultores familiares: "Temos força e vontade para produzir, mas precisamos de apoio do estado", afirmou.
Leonardo Guedes, diretor superintendente do Sebrae falou em nome dos parceiros e ressaltou a importância no apoio deste tipo de evento. O pró-reitor Sebastião Nunes do IFGoiano, informou que o Instituto sediará a próxima edição e o reitor do IFGoiás ressaltou a importância da parceria entre as instituições. O reitor Edward Madureira falou um pouco sobre a história do evento que em 2013 passou a ser itinerante e ressaltou que é uma iniciativa desprovida de vaidades e que cada parceiro dá vida ao projeto. Ressaltou que a agricultura familiar agrega valor à produção do interior do estado e que esse caráter itinerante é importantíssimo. Em 2020 o IFGoiano, Câmpus Ceres será a sede do evento. Por fim falou da situação de corte de recursos que a universidade vem passando e destacou que só critica a universidade quem não a conhece: "Gostaria que essas pessoas que criticam a UFG, pudessem estar aqui hoje vendo a grandiosidade deste evento, ou estivessem no teatro ouvindo a apresentação que tivemos pela manhã, mas elas não vem aqui nos conhecer".
Fonte: Secom UFG
Categorie: notícias
