TV UFG grava Conexão Jovem durante Espaço das Profissões
Sur 08/05/19 17:53.
Programa apresentou experiências de empreendedores no mercado de trabalho
Texto: Paulo Emílio de Medeiros
Fotos: Ana Luiza Tanno
Três especialistas em empreendedorismo se reuniram no estande da TV UFG no dia 8 de maio, durante o Espaço das Profissões, a fim de debaterem as novas exigências do mercado de trabalho. Em entrevista gravada para o programa Conexões, o trio relatou suas experiências como empreendedores e indicaram como os princípios dessa área podem ser aplicados a quem busca se tornar um Profissional do Futuro.
O primeiro a tocar no tema foi Humberto Rodrigues, superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Em sua fala, ele ressalta que o conhecimento em uma área específica ainda é necessário, mas como novas funções estão emergindo, “é importante ter a capacidade de se adaptar a um maior leque de possibilidades”. Em sintonia com essa ideia de flexibilidade, Israel Alves, diretor da Ninho Desenvolvimento Empresarial, trouxe o conceito de Intraempreendedorismo: “Você não precisa necessariamente ter uma empresa para empreender, você pode muito bem fazer isso trabalhando para alguém”.
Dono da We Pet, o médico veterinário Rafael Pinheiro usou sua experiência como administrador para afirmar que “tudo que um chefe quer é alguém que resolva problemas e que busque crescer junto com a empresa”. A noção de cooperação é abordada por Israel na hora de apresentar os princípios da Nova Economia: “As empresas entendem que ao cooperar entre si, elas podem entregar mais e atingirem resultados financeiros melhores”. Ao aplicar esse conceito dentro das organizações, o diretor relata que a tendência é que os empresários criem pequenos núcleos de solução de problemas e façam com que “todos participem da meta”.
O estudante de Engenharia Química, Jonas Gabriel, aproveitou o espaço para perguntas dentro do programa e questionou os entrevistados sobre como melhorar a conexão entre a Universidade e o mundo empresarial. Humberto aproveitou a oportunidade para lembrar que as empresas precisam das “mentes frescas” do meio acadêmico, basta que o jovem fique “antenado às oportunidades”. Rafael complementou a fala de seu colega afirmando que o universitário só precisa ter uma coisa para evoluir no universo profissional: “Atitude”.
Source: Secom UFG
Catégories: notícias
