Equipe da UNIFAP visita UFG para conhecer trabalho de comissão
Grupo veio conhecer o procedimento realizado pela UFG para evitar fraudes ao sistema de cotas
Texto: Mariza Fernandes
Fotos: Carlos Siqueira
Na última quinta-feira (27/09), a Universidade Federal de Goiás (UFG) recebeu uma equipe de servidores da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). O grupo veio conhecer o trabalho da Comissão Permanente de Autodeclaração e buscar informações que ajudem a aperfeiçoar o procedimento, que tem o objetivo de coibir fraudes ao sistema de cotas nas Instituições Federais de Ensino Superior.

Equipe da UNIFAP esteve na UFG na última quinta-feira (27/09)
Na ocasião, o presidente da Comissão, Pedro Cruz, apresentou dados sobre o trabalho que tem sido realizado na UFG desde 2016. “Em 2016, começaram a surgir denúncias de fraudes ao sistema de cotas no processo seletivo. A UFG criou a Comissão Permanente de Autodeclaração com o objetivo de verificar as denúncias. Em 2017, começamos a trabalhar com a ideia de atuar já na matrícula, para evitar o problema desde o início”, relatou Pedro.
O presidente apresentou ainda a legislação que serve como base para a atuação da Comissão na UFG e falou sobre as medidas que estão sendo tomadas para aperfeiçoar o trabalho. Em seguida, foi o momento de os servidores da UNIFAP apresentarem as dúvidas que tinham em relação ao procedimento. O principal questionamento foi sobre como estabelecer critérios para verificar a autodeclaração apresentada pelos candidatos, procedimento chamado de heteroidentificação. “Quando falamos em heteroidentificação, falamos em outro olhar sobre a declaração do indivíduo em relação a si mesmo. Ou seja: Como a sociedade lê esse indivíduo”, explicou o presidente da Comissão.
类别: Institucional
