Em sessão solene, Orlando Amaral recebe título de Cidadão Goiano
Diploma de Cidadania representa um reconhecimento à contribuição do professor para o estado de Goiás
Texto: Mariza Fernandes
Fotos: Carlos Siqueira
O professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Orlando Afonso Valle do Amaral, recebeu o Título de Cidadão Goiano, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), nesta terça-feira (22). Orlando foi reitor da UFG entre 2014 e 2017 e atualmente é diretor executivo da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape).
A entrega da homenagem ocorreu em sessão solene extraordinária, no Plenário Getulino Artiaga, na Alego. O reitor da UFG, Edward Madureira, foi um dos integrantes da Mesa Diretiva, da qual também fizeram parte o reitor da Universidade de Rio Verde, Sebastião Lázaro Pereira, o reitor da Universidade Estadual de Goiás, Haroldo Reimer, e o professor Marcos Elias Moreira.
A vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, além de outros membros da equipe gestora e integrantes da comunidade acadêmica também estiveram presentes na solenidade. Na ocasião, foram entregues os Títulos de Cidadãos Goianos a um grupo de pessoas, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao estado de Goiás.
Ex-reitor da UFG, professor Orlando Amaral recebeu o título de Cidadão Goiano da Assembleia Legislativa
Boas recordações
Coube ao professor Orlando Amaral, a responsabilidade de falar em nome de todos os homenageados. Ele iniciou a fala pedindo licença aos “novos conterrâneos” para contar um pouco de sua trajetória em Goiás. Nascido no município de Raul Soares, em Minas Gerais, Orlando começou sua trajetória pelo centro-oeste brasileiro em Brasília.
“Deixei Minas Gerais atraído pelo mundo novo que se erguia no Planalto Central. Descobri um cerrado, com suas belezas, flores e cachoeiras. Conviver com queridos colegas goianos foi o início de um silencioso e irreversível processo de paixão e enraizamento nas terras goianas”, declarou.
Orlando fez questão de relembrar ainda a sua trajetória na UFG. O professor do Instituto de Física foi contratado pela universidade em 1984, após retornar de um doutorado na Inglaterra. Na época, Orlando sonhava em participar da construção de um centro de excelência em ensino e pesquisa em física na UFG. “Hoje é possível avaliar o quanto avançamos nesse sonho e o quão importante é essa instituição para o estado de Goiás e para o país. Isso nos faz entender a importância de um sonho”, afirmou.
A fala do homenageado foi marcada pelo orgulho de fazer parte da Universidade Federal de Goiás. “Tenho orgulho de ter feito parte dessa história e de contribuir para o fortalecimento da nossa universidade. A maior honra de todas foi ter sido reitor da UFG no período de 2014 a 2017. Somos hoje, além de uma universidade maior e mais qualificada, uma instituição inclusiva, que reserva 50% das vagas para alunos de escolas públicas e que acolhe alunos negros, indígenas e quilombolas”, destacou Orlando.
Atuais reitor e vice-reitora da UFG, Edward Madureira e Sandramara Matias, ao lado do ex-reitor Orlando Amaral
Orlando Amaral
Graduado em Física pela Universidade de Brasília (1972), Orlando tem mestrado em Física pela mesma instituição e doutorado em Física Atômica e Molecular (Química Quântica) pela University of Sheffield, Inglaterra (1982). Foi Coordenador de Assuntos Internacionais da UFG entre 1990 e 1994 e diretor da Funape entre 1994 e 1995, cargo que voltou a ocupar em 2018.
O professor dirigiu o Instituto de Física da UFG entre 1997 e 2001. Foi pró-reitor de Administração e Finanças da UFG de 2006 a 2013, coordenador Nacional do Fórum de Pró-reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Educação Superior (Forplad) no período de 2008 a 2009, e reitor da UFG entre 2014 e 2017.
Source: Secom/UFG
Categories: Última Hora
