Estudantes indígenas recebem premiação internacional
Premiação ocorreu durante o VI Congresso da Sociedade Internacional de Etnobiologia
Os estudantes indígenas da Educação Intercultural da UFG, Maiuri Mehinako Kamaiura e Autaki Waura, tiveram os seus trabalhos premiados durante o VI Congresso da Sociedade Internacional de Etnobiologia, realizado em Belém (PA), entre os dias 07 a 10 de agosto de 2018.
Maiuri apresentou a pesquisa “Como o povo Kamaiura marca o tempo: um estudo sobre o calendário tradicional Kamaiura”, que foi realizado durante o seu estágio na Escola Estadual Indígena Central Leonardo Villas Boas. Maiuri obteve a segunda colocação como melhor trabalho apresentado em forma de pôster.
Maiuri Mehinako Kamaiura
O outro estudante premiado, Autaki, obteve a terceira colocação de melhor trabalho apresentado em forma de pôster com o título “A fruta nativa comestível do povo Wauja, Terra Indígena do Xingu-MT” também desenvolvido durante o seu estágio na Escola Indígena Municipal Ulupuwene.
Autaki Waura apresentou pesquisa sobre a fruta nativa comestível do povo Wauja
O outro trabalho premiado, com o título "Mudanças climáticas em terras indígenas: relatos de alunos indígenas do Xingu", foi desenvolvido pelos professores Katia Kopp, Lorena Dall´Ara Guimarães, Arthur Bispo e Carlos Bianchi e pelo aluno de Engenharia Florestal da UFG, Matheus Mentone de Britto Siqueira, sobre as mudanças climáticas em terras indígenas.
Todas as pesquisas foram realizadas no âmbito do Laboratório de Etnobiologia, vinculado ao Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena.
Kategorien: Última Hora