Estudantes da FIC em Cuba

Estudantes da UFG fazem intercâmbio na TV Serrana

Em 23/07/18 15:12.

Grupo está em Cuba para participar de uma formação intensiva em cinema compartilhado 

Três estudantes do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Goiás (UFG), integrantes do Laboratório e Coletivo Magnífica Mundi, e três pesquisadores do Núcleo de Agroecologia e Educação do Campo - Gwatá da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Cora Coralina na Cidade de Goiás, estão participando de uma formação intensiva em cinema compartilhado na Televisión Serrana, em Cuba. A iniciativa compõe um conjunto de ações que antecedem a assinatura de convênio da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/UFG) com o Instituto de Cinema, Rádio e Televisão (ICRT) de Cuba para intercâmbios, formação acadêmica, co-produção em cinema e jornalismo, além de publicações.

Estudantes da FIC em Cuba

A experiência técnica, social e política vivenciada, nas últimas semanas de julho, na Televisión Serrana, em San Pablo de Yao – Buey Arriba -  tem permitido, segundo o grupo, conhecer de forma geral a organização social e política cubana e, mais especificamente, a construção e amadurecimento da TV Serrana na produção popular de documentários, tendo como base a participação no curso Acercamiento al método creativo y de realización de Televisión Serrana.

Curso e vivências

O curso é estruturado a partir da metodologia de criação construída durante os 25 anos da TV Serrana.  Além do aprendizado técnico na realização de documentários, a experiência oferece uma gama de conhecimentos metodológicos sobre comunicação comunitária. O grupo destaca dois pontos principais do curso e das vivências: a construção de documentários centrados nos problemas locais e regionais da população camponesa e a metodologia de criação coletiva do “Grupo de Creación de TV Serrana”.

O primeiro é sobre a construção de documentários a partir das demandas e com a população camponesa de San Pablo de Yao, no município de Buey Arriba, com reflexos na transformação concreta da vida local e regional. Os estudantes participaram de atividades da TV Serrana no povoado, com apresentação - e debate em praça pública - de novos documentários, com participação popular. Os documentários produzidos no curso serão exibidos à comunidade local.

O segundo ponto de destaque diz respeito ao processo de criação dos documentários. A metodologia coletiva de produção tem permitido, ainda conforme o grupo, um aprendizado intenso e consistente.  Inclusive, o próprio curso tem sido construído a partir de perspectiva coletiva de produção. Desta maneira, os intercambistas, na formação, já constroem um projeto de documentário que será apresentado e avaliado pelo grupo criativo da TV.

No curso, foram criados dois grupos para execução dos documentários. Um grupo trabalha em torno do entendimento/consciência das crianças de San Pablo de Yao sobre a sociedade e sua realidade; o outro, a história de vida de uma mulher camponesa das montanhas que vivenciou, ainda criança, a transformação social e política de Cuba.

Além destas atividades, o grupo da UFG e UEG destaca, também, o aprendizado sobre a revolução socialista em Cuba, a atuação ativa das mulheres nestes processos, a importância da saúde e da educação para a população cubana, bem como a reforma agrária como ação humanística. Para o grupo, essa convivência permite a compreensão de que uma sociedade mais justa e libertária passa por formas de organização popular. Assim, esperam contribuir para o fortalecimento desta parceria e de seus aprendizados mútuos.

Quem são

Os integrantes do grupo que está realizando o intercâmbio na TV Serrana são Ludmila Pereira de Almeida, estudante de jornalismo e doutoranda em Letras na UFG; Igor Winicius Rodrigues Barreto e Gabriel Alves Penha, também do curso de Jornalismo; além de três pesquisadores do Gwatá, que sustenta uma estreita e criativa parceria com o Laboratório Magnifica Mundi, nas esferas de comunicação e jornalismo compartilhada/o, Dagmar Olmo Talga, mestre pela FIC, Murilo Mendonça Oliveira de Souza, professor da UEG, e Janiel Divino de Souza.

A Magnífica Mundi é um complexo de laboratórios integrados em jornalismo compartilhado de ensino, pesquisa e extensão da FIC/UFG. É composta de veículos ou publicações, a exemplo da webtv e web rádio/radiodifusão comunitária. Recente, o laboratório firmou uma parceria com a rádio Noroeste FM comunitária. A equipe é formada por pesquisadores, professores e estudantes de unidades da UFG, de outras universidades e movimentos sociais da cidade e do campo.

Entre os projetos da Magnífica Mundi destacam-se o “Berra Lobo – comunicação e conhecimento compartilhados”, “Terra Encantada – gente miúda, direitos integrais” e “Casa das Palavras – uma escola popular de comunicação compartilhada”. Todas as ações são realizadas dentro de uma perspectiva epistêmica e metodológica articulada com a recém-criada Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Alternativa (ABPcom), a que está vinculada.

Fonte: Magnífica Mundi / UFG

Categorias: Última Hora