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Colóquio debate lutas sociais e ensino da Geografia

Sur 03/07/18 16:51.

Laboter realizou evento com o tema "Geografia, Lutas Sociais e Ciência na contemporaneidade"

Texto: Flávia Silva

Fotos: Amanda Costa

Na última sexta-feira (29), o Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais (Laboter) do Instituto de Estudos Socioambientas (IESA-UFG) realizou um colóquio com o tema “Geografia, Lutas Sociais e Ciência na contemporaneidade”.

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Para promover uma reflexão sobre suas produções no campo da Geografia, foram convidados três pesquisadores de diferentes instituições. A professora Rosimeire Petrucci, doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e colaboradora do LABOTER, abriu a mesa-redonda abordando o tema “Ciência e Modernidade no Brasil: os cursos de Geografia como estratégia de modernização em Minas Gerais”.

O trabalho apresentado, que é uma síntese de sua tese do mestrado e continua em investigação no doutorado, faz uma análise dos cursos de Geografia oferecidos em quatro instituições mineiras, no período entre 1940 e 1989.

Rosimeire Petrucci

Em seguida, o professor Atamis Antônio Foschiera, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e pós-doutorando em Geografia pela UFG, expôs a questão das lutas sociais com o tema “Movimento dos atingidos por barragens (MAB): da ação local/regional para o protagonismo”.

Durante sua fala, o professor abordou a formação das comissões dos atingidos por barragens, os focos iniciais dos MAB, suas reivindicações, o enfrentamento com o Estado e o capital internacional, além das novas orientações e a lógica atual do movimento.

Atamis Antônio Foschiera

“O evento se constituiu como um momento profícuo de debate. As falas deram conta da diversidade de assuntos que a Geografia abarca, apontado pressupostos muito pertinentes nos nossos dias: os diversos sentidos do currículo em Geografia no processo de modernização do território, o papel dos movimentos sociais no entendimento/enfrentamento de grandes obras destinadas à produção de energia e, por fim, a necessidade de (re)considerar outras abordagens na leitura da autonomia e do papel dos sujeitos. Mais que isso: reunimos diversas pessoas em torno desta ideia plural que é o Laboter”, avaliou o professor Leandro Oliveira, organizador do evento.

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