Elba-ramalho-capa

Elba Ramalho traz clima de São João para o Música no Câmpus

Em 06/06/18 08:17.

Paraibana apresentou um repertório marcado pela música tradicional nordestina e passeou por diversos ritmos regionais

Texto: Mariza Fernandes

Fotos: Carlos Siqueira

Em clima de festas juninas, o projeto Música no Câmpus recebeu, na noite desta terça-feira (5), a paraibana Elba Ramalho. Honrando o título de Rainha do São João, a artista encantou o público com um repertório tradicional nordestino.O centro de  Cultura e Eventos Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, foi palco de um verdadeiro arrasta-pé.

Elba_Ramalho

Durante mais de uma hora de show, Elba Ramalho apresentou uma seleção de músicas compostas por nomes tradicionais como Luiz Gonzaga e Alceu Valença. Elba ainda saiu um de sua zona de conforto e deu uma amostra de seu novo disco ao passear por outros ritmos regionais, como o brega do baiano Pablo e o reggae do grupo Cidade Negra. A mistura musical não é novidade na carreira da paraibana, que começou a carreira tocando bateria em uma banda de rock.

Apesar de estar resfriada, a artista fez uma apresentação impecável e ficou impressionada com o conhecimento do público goiano sobre a música nordestina. “Vocês cantam tudo. É impressionante!”, declarou a cantora logo depois de dar espaço a um casal de fãs que subiram ao palco para cantar com ela.

Show_Elba_Ramalho

A simpatia da artista e a interação com a plateia marcaram o show. Entre uma música e outra, Elba deu aula sobre forró, brincou com o público e falou sobre sua trajetória. “Eu nunca esqueci o nordeste e tudo o que aprendi. Sou filha de músicos, meu pai era músico de orquestra, pernambucanos, então a questão de eu estar sempre no carnaval de Pernambuco vem de uma história da infância. Eu aprendi tudo com o meu pai”, lembrou a artista, que iniciou a carreira no Rio de Janeiro como atriz e já foi backing vocal  de Zé Ramalho.

O show foi marcado por homenagens à música nordestina, com destaque para representantes da nova geração de compositores, como Jorge de Altinho e Petrúcio Amorim. Elba Ramalho é reconhecida pelo compromisso com as tradições regionais e pela posição enfática na defesa do forró como trilha sonora das festas juninas. No ano passado, a cantora se envolveu em uma polêmica ao criticar a “invasão sertaneja” nas celebrações de São João.

Em entrevista coletiva antes da apresentação, a cantora falou sobre a modernização das festas. “O que eu acho é que você precisa saber equilibrar para que a festa não perca a tônica da regionalidade e daquilo que é parte da nossa história. Nós temos uma tradição, temos uma cultura e temos uma música forte, uma música que é a base do São João. Porque se não, daqui a cinco ou dez anos, nós não teremos nem uma sombra daquilo que fez parte da minha infância e da infância de todas as pessoas do nordeste.” explicou.

Palco_Elba_Ramalho

Ainda durante a entrevista, Elba Ramalho falou sobre a experiência de cantar na universidade. “Estar próxima do público jovem é uma referência para a gente. É um termômetro, vamos dizer assim. Eu acho que música é arte popular e ela tem que ser divulgada. Eu colocaria a música como uma das matérias obrigatórias nas escolas”. Cliquei no link para conferir mais fotos do evento. 

O Projeto Música no Câmpus

O show de Elba Ramalho foi o segundo evento do Projeto Música no Câmpus em 2018. Realizado em parceria com a Unimed, o projeto de extensão tem o objetivo de valorizar e difundir a música brasileira em sua diversidade, trazendo nomes de reconhecida excelência no meio musical, promovendo a aproximação da Universidade e sociedade.

Categorias: Última Hora