CBCF capa

Congresso destaca conquistas da profissão farmacêutica

In 08/05/18 12:59 .

3º Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas do Brasil Central segue até o dia 10/5, tendo como tema a versatilidade desta área profissional

Texto: Luiz Felipe Fernandes

Fotos: Adriano Justiniano

As conquistas dos últimos anos da profissão farmacêutica e a necessidade de uma classe ainda mais unida marcaram a palestra de abertura do 3º Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas do Brasil Central (CFBC), realizada nesta terça-feira (8/5) no auditório do Castro’s Park Hotel.

Confira aqui a programação completa do evento, que vai até o próximo dia 10 de maio.

Na palestra, intitulada A versatilidade das ciências farmacêuticas: oportunidades e desafios, o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João, fez uma provocação ao público presente ao evento: "Qual a expectativa de vocês em relação à profissão de farmacêutico?". O questionamento teve como objetivo demonstrar o quanto a área tem se movimentado nos últimos anos, resultando em conquistas para seus profissionais.

Walter explicou que a profissão farmacêutica está em expansão, com novas áreas e possibilidades de atuação. Hoje a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho, registra oito modalidades que podem ser ocupadas por esses profissionais.

CBCF

Presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva João falou sobre as conquistas da categoria

O presidente do CFF também lembrou das lutas da categoria, que trouxeram importantes mudanças na legislação. Uma delas foi a mobilização contra o projeto de lei da senadora Marluce Pinto, que permitiria ao técnico de nível médio ser o responsável de uma drogaria, o que resultaria em desemprego de muitos farmacêuticos. Com o trabalho do Fórum de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica, o projeto não foi aprovado.

Outra conquista foi a aprovação da lei 13.021/14, que trouxe uma mudança de paradigma da farmácia. Segundo Walter, a legislação compreende a farmácia como uma unidade destinada a prestar assistência farmacêutica e à saúde e orientação sanitária individual e coletiva. Assim, as drogarias passaram a ser vistas como estabelecimentos de saúde.

No mesmo sentido, as resoluções 585 e 586 do CFF deram força ao exercício profissional da categoria. Elas tratam, respectivamente, das atribuições clínicas do farmacêutico e da prescrição farmacêutica, estabelecendo normativas para que o trabalhador dessa área atue com liberdade e de acordo com suas prerrogativas.

"Hoje a profissão farmacêutica tem uma nova face. As autoridades públicas desse país passaram a olhar mais para ela", reforçou o presidente do CFF. Para a consolidação das conquistas, Walter convocou os presentes a se unirem em torno dos objetivos comuns. "Só a união é capaz de transformar os rumos da profissão farmacêutica e da saúde deste país", concluiu.

CBCF

Congresso surgiu da Semana Científica da Faculdade de Farmácia da UFG, reunindo um público cada vez maior

CFBC
O Congresso de Ciências Farmacêuticas do Brasil Central é um evento nacional organizado pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás (FF/UFG). Teve início na década de 1980, como Semana Científica da FF/UFG, tendo se transformado em congresso em 2013.

O tema central desta terceira edição é Versatilidade das Ciências Farmacêuticas. Pesquisadores e profissionais discutem diversos aspectos da atuação na área.

Fonte: Secom/UFG

Categorie: Última Hora