
Parlamentares goianos visitam obras do novo Hospital das Clínicas
Café da manhã reuniu bancada federal goiana, responsável pela destinação de recursos de emendas para a construção do prédio
Texto: Luiz Felipe Fernandes
Fotos: Carlos Siqueira
Parlamentares da bancada goiana no Congresso Nacional estiveram na manhã desta segunda-feira (2/10) nas obras do novo prédio do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O café da manhã oferecido pela Reitoria da UFG teve como objetivo apresentar o estágio atual de construção do que será o maior hospital de uma universidade federal brasileira. A maior parte dos recursos para a obra é proveniente de emendas da bancada goiana.
Participaram do evento o senador Ronaldo Caiado e os deputados federais Alexandre Baldy, Delegado Waldir, Daniel Vilela, João Campos e Pedro Chaves. Também esteve presente o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), Paulo Barone. Depois do café da manhã, eles visitaram as obras do hospital e puderam conferir o andamento da construção.
Destacando o porte da obra – a maior já realizada na UFG –, o reitor Orlando Amaral agradeceu o apoio dos parlamentares e a compreensão da importância da alocação de emendas para o novo HC. Desde o início da obra, em 2002, cerca de R$ 130 milhões foram provenientes deste tipo de recurso. Os orçamentos da UFG e da Ebserh respondem por outros R$ 20 milhões investidos.
Com 20 andares e 600 leitos, a construção encontra-se em estágio avançado e a previsão é de que seja concluída no fim de 2018. No encontro desta manhã, o reitor da UFG deixou um novo ofício com os parlamentares, reforçando a importância de continuar a parceria para equipar o hospital depois da conclusão da obra.
O superintendente do HC, José Garcia Neto, lembrou que alguns equipamentos de última geração que já são utilizados no hospital também foram adquiridos com recursos de emendas parlamentares. Ressaltou ainda que o novo prédio contribuirá não só para o atendimento à população, com uma capacidade cinco vezes maior, mas também para o ensino, consolidando a Faculdade de Medicina da UFG como uma das melhores do país, como recentemente foi atestado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Medicina nas Regionais
Para o secretário da Sesu/MEC, Paulo Barone, a construção do novo HC é um exemplo da aproximação entre a comunidade acadêmica e a sociedade, por meio de seus representantes. Reconhecendo as dificuldades orçamentárias, ele garantiu que há disposição de atender com critérios às demandas das universidades.
Na ocasião, o secretário confirmou a liberação de recursos para a conclusão das obras da biblioteca e da Faculdade de Medicina da Regional Jataí e para a continuidade das obras do Câmpus de Aparecida de Goiânia. Paulo Barone também indicou o compromisso de destinar recursos e alocar vagas para dar início ao curso de Medicina na Regional Catalão.
Falando em nome dos deputados federais, o deputado Pedro Chaves afirmou que a destinação da emenda de bancada para as obras do HC foi uma decisão unânime entre os parlamentares goianos. O senador Ronaldo Caiado, falando pelos demais senadores goianos, também ressaltou essa concordância em relação à destinação dos recursos. "A educação é algo que nos motiva. É um orgulho termos uma medicina que é referência para o país", comemorou, ressaltando a importância do ensino e da formação dos profissionais tanto no aspecto técnico quanto no ético e moral.
Fonte: Ascom/UFG
Categorias: HC/UFG Última Hora