Agricultura Familiar 17-10-24 Foto Albino Oliveira - Ascom MDA

1º Seminário Internacional Universidades e Agricultura Familiar

Événement

: Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (FD UFG), Campus Colemar Natal e Silva, Goiânia

: 05 a 06 Fevereiro 2026

Inscrições gratuitas 

Clique aqui para acessar a programação do evento

 

UFG realiza 1º Seminário Internacional Universidades e Agricultura Familiar

Evento conta com a parceria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e terá a presença do ministro Wellington Dias na solenidade de abertura

A Universidade Federal de Goiás (UFG) vai realizar na próxima quinta e sexta-feira (5 e 6/2) o 1º Seminário Internacional Universidades e Agricultura Familiar. A iniciativa está sendo feita em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), no âmbito da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, com apoio da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (REAF Mercosul). A abertura institucional está marcada para a quinta-feira (5/2), às 11 horas, e contará com a presença do titular do MDS, ministro Wellington Dias.

O seminário tem como tema central “A integração do ensino, pesquisa e extensão como estratégia para a construção da soberania e segurança alimentar e nutricional”. O objetivo do simpósio é mapear, sistematizar e analisar políticas públicas voltadas à soberania e à segurança alimentar e nutricional, bem como à mitigação da fome e da pobreza, com base em evidências e experiências concretas implementadas na América Latina, com ênfase nos países do Mercosul. A proposta é fortalecer o papel das universidades e da cooperação internacional na construção de soluções estruturantes para os sistemas alimentares.

Programação

A programação contempla momentos em plenária, conferências e grupos de trabalho (GTs), organizados em quatro eixos temáticos estratégicos:

  • GT1: Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional e Sistemas Alimentares Sustentáveis;
  • GT2: Governança Fundiária, Tecnologias e Políticas Públicas para a Produção e Distribuição de Alimentos;
  • GT3: Cooperativismo, Cadeias de Produção e Comercialização, Sociobiodiversidade;
  • GT4: Assistência Técnica e Extensão Rural Participativa.

A coordenadora-geral do seminário é a ex-secretária de Relações Internacionais da UFG e professora da Faculdade de Odontologia, Rejane Ribeiro-Rotta. Ela ressalta que “os grupos de trabalho serão espaços centrais de diálogo e troca de experiências, reunindo especialistas, gestores públicos, pesquisadores e representantes institucionais, com vistas à construção coletiva de um portfólio de políticas públicas que contribua para o fortalecimento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”.

Histórico

A UFG tem um histórico de décadas de atuação no enfrentamento da fome e da pobreza, com projetos voltados à alimentação escolar, ao fortalecimento da agricultura familiar e ao desenvolvimento de tecnologias para a redução das desigualdades e da insegurança alimentar.

Em dezembro de 2024, foi uma das primeiras universidades federais a integrar a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. Um ano depois, no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), com a presença do ministro Wellington Dias, a UFG assinou um Termo de Execução Descentralizada (TED) no valor de R$ 500 mil para a realização do 1º Seminário Internacional Universidade e Agricultura Familiar, na UFG.

De acordo com informações do site do MDS, a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza foi criada em 2024 e foi proposta pelo governo do Brasil que à época presidia o G20. A Aliança tem a missão de erradicar a fome, a pobreza e reduzir desigualdades até 2030.