mesa redonda justica climatica cop 30

Mesa-redonda "Justiça climática à luz da Cop 30"

Ereignis

: Sala de Atos do PPGDP/UFG

: 08 November, 2025 at 09:30

Para se inscrever, preencha o formulário: https://forms.gle/DR5UTKbaHdzGHTsY9.

O evento vai ser transmitido pelo YouTube Egressos UFG: https://www.youtube.com/watch?v=PQquJknPVGw 

mesa redonda justica climatica cop 30

O evento proposto se insere no quadro preparatório para a 30ª Conferência das Partes à Convenção-quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a ser realizada na cidade de Belém, no Estado do Pará, no período de 10 a 21/11. Como foco dessa Conferência, têm-se os seguintes temas: a redução de emissões de gases de efeito estufa; a adaptação às mudanças climáticas; o financiamento climático para países em desenvolvimento; as tecnologias de energia renovável e as soluções de baixo carbono; a preservação de florestas e da biodiversidade; a justiça climática e os impactos sociais das mudanças climáticas.

Diante da realizado da Cop 30 e da cooperação entre a UFG e a Universidade de Limoges (França), tendo o Centro Internacional de Direito Ambiental Comparado (CIDCE) como interveniente, propõe-se a realização dessa Mesa Redonda, na qual pesquisadores franceses, vinculados ao CIDCE e à Universidade de Limoges, debaterão os temas propostos com docentes da Faculdade de Direito e dos Programas de Pós-Graduação mencionados.

Os pesquisadores franceses que participarão do evento são: Michel Prieur, Julien Prieur e Laurent Vassalo. Além de integrantes do CIDCE, são professores e pesquisadores da Universidade de Limoges, instituição pública de ensino superior com sede na cidade de Limoges, na França. A Faculdade de Direito e Ciências Econômicas (FDSE) e o Centro de Pesquisas Interdisciplinares em Direito Ambiental, de Ordenamento Territorial e Urbanístico (CRIDEAU) dessa Instituição destacam-se pelo engajamento em pesquisas sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável, sendo reconhecidos como centros de referência nesses assuntos, na França e no mundo.

Os mediadores do debate, José Antônio Tietzmann e Silva e Luciane Martins de Araújo, são pesquisadores confirmados na área do Direito Ambiental, havendo participado a várias dentre as conferências climáticas da ONU, em nome do CIDCE, o qual integram já há vários anos.

O CIDCE é uma organização internacional não governamental (OING), criada em Limoges, na França, em 1982, como uma associação científica regida pela lei francesa de 1º de julho de 1901. Está composto por juristas ambientais de renome internacional e tem como principal missão reunir esses profissionais de todo o mundo para contribuir com o avanço do direito ambiental, especialmente em reuniões e conferências internacionais e regionais.