Palestra "Determinação vs. Determinantes da Saúde no Contexto da Competência Estrutural"
Ereignis
: Evento híbrido: 2111 Bancroft Way, #104, Berkeley, CA (presencial) e plataforma Zoom (on-line)
: 06 November, 2025 at 21:00

No dia 6/11, a professora da UFG Cristiane Lopes Simão Lemos vai proferir uma palestra presencial na Universidade de Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos, com o título em inglês "Determination vs. Determinants of Health in the Context of Structural Competence". Interessados também podem acompanhar o evento pela plataforma Zoom: as inscrições podem ser feitas AQUI.
Cristiane Lemos é professora associada e pesquisadora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Brasil. Graduada em Odontologia e doutora em Educação, sua atuação se concentra nas interseções entre educação, trabalho e saúde, com ênfase em pedagogias críticas, determinação social da saúde e saúde coletiva.
Durante sua estadia no ISSI e no Berkeley Center for Social Medicine neste outono, Lemos está conduzindo um projeto de pesquisa intitulado “Análise dos fundamentos pedagógicos da competência estrutural em saúde”. O projeto investiga os fundamentos teóricos e educacionais da estrutura de competência estrutural — um conceito desenvolvido nos Estados Unidos para treinar profissionais de saúde para lidar com desigualdades sistêmicas relacionadas à raça, classe e resultados de saúde.
A pesquisa envolve uma revisão integrativa da literatura e entrevistas com acadêmicos e profissionais filiados ao Grupo de Trabalho de Competências Estruturais. A análise é norteada pela Medicina Social Latino-Americana – especialmente pela obra de Jaime Breilh – e pela Pedagogia Histórico-Crítica, teoria educacional brasileira desenvolvida por Dermeval Saviani. O projeto visa contribuir para o debate internacional sobre educação médica crítica e fomentar a colaboração em torno de pedagogias transformadoras no campo da saúde.
Tema da palestra
A Competência Estrutural em Saúde (CES) é uma teoria educacional que articula a prática clínica com as dimensões social, política e econômica da saúde. Surgindo como uma crítica à competência cultural, predominante nos Estados Unidos nas décadas de 1990 e 2000, a CES busca superar abordagens biomédicas descontextualizadas e explicações comportamentais ou culturais que culpabilizam indivíduos e comunidades, legitimando desigualdades estruturais. Seu objetivo é formar profissionais capazes de propor intervenções coletivas voltadas para a transformação ou abolição de estruturas sociais desiguais e a construção de alternativas mais equitativas.
A conexão com a Medicina Social/Saúde Coletiva Latino-Americana (LASM/CH) é evidente, visto que ambas analisam os processos estruturais que produzem iniquidades em saúde. Enquanto a LASM/PH, surgida na década de 1970, se fundamenta na Determinação Social da Saúde (DSS), enfatizando as relações sociais de poder que moldam a saúde e a doença, a CHS tem se destacado, utilizando os conceitos de determinantes sociais da saúde, com alguns autores empenhando-se em dialogar com o paradigma da determinação social.
Assim, esta apresentação da professora Cristiane tem o objetivo de discutir as contradições e tensões entre a perspectiva dos DSS e a dos determinantes sociais da saúde no contexto da Competência Estrutural em Saúde e da formação de profissionais de saúde. Inscrições: https://events.berkeley.edu/bscm/event/308332-determination-vs-determinants-of-health-in-the-contex.
