
Palestra "Políticas de promoção da Língua italiana no Brasil: Itália para estudantes e pesquisadores", com o diretor de Assuntos Educacionais da Embaixada da Itália no Brasil
A Secretaria de Relações Internacionais realiza, no dia 10/6, às 10h, a palestra com o diretor da área escolar da Embaixada da Itália no Brasil, doutor Davide Uboldi: "Políticas de promoção da Língua italiana no Brasil: Itália para estudantes e pesquisadores". O diretor mantém e desenvolve relações com escolas e instituições acadêmicas brasileiras, bem como com órgãos de gestão e diversas associações atuantes no país, para promover a implementação de programas específicos de promoção e difusão da língua italiana e de cooperação acadêmica.
Ele também promove e coordena iniciativas voltadas à difusão da língua e da cultura italiana, relacionando-se com instituições, associações e universidades. Supervisiona e monitora as atividades das escolas onde se ensina a língua italiana e atua como estímulo à implementação de projetos de formação e atualização de professores. Oferece assessoria técnica aos consulados para declarações de valor e fornece aos interessados todas as informações úteis para a escolha do caminho acadêmico, desde o sistema de ensino superior até os procedimentos de matrícula na universidade.
Entre as atividades principais do diretor de educação, está a Difusão e promoção da língua e cultura italiana, o que envolve, planejamento de atividades de conformidade com os acordos existentes; promoção de iniciativas para a subscrição de novos Acordos; incentivo à mobilidade docente, discente e técnicos de IES de ensino superior. Ubaldi também trata da concessão de bolsas de estudo, intercâmbios de estudantes, professores e pesquisadores universitários e exames de proficiência em língua italiana.
Neste mesmo dia teremos, no período da tarde, a presença de uma estudante da Magistrale da Università di Brescia, Elena Rivadossi, que faz pesquisa para sua tese de conclusão da Magistrale e Carmencita Tonelini doutora em Engenharia Civil e Ambiental na Cooperaçao Internacional pela Universidade de Brescia, Itália (2017-2021). Doutora Magistrale em Ciências e tecnologias para o ambiente e território pela Universidade Degli Studi di Milano-Bicocca com bolsa de estudos do Ministero degli Affari Esteri e Della Cooperazione Internazionale (2015-2017). Graduada em Ciências Biológicas (UEG), especialista em Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos e Líquidos (UFG).