Seminário Internacional sobre Repatriação e Cidadania Patrimonial

Seminário Internacional sobre Repatriação e Cidadania Patrimonial

Evento

: Museu Antropológico da UFG, Câmpus Colemar Natal e Silva, Goiânia-GO

: 25 a 27 de Junho 2025

Feed - REpatri

Texto e Arte: João Lúcio

A Universidade Federal de Goiás (UFG) será o palco do "Seminário Internacional REpatri – Coleções, Formas de Repatriação e Cidadania Patrimonial", que acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de junho de 2025. O evento será realizado na Sala de Exposições de Curta Duração Irmhild Wust do Museu Antropológico (UFG) e abordará temas cruciais relacionados a acervos, processos de repatriação e o conceito de cidadania patrimonial.

A organização do seminário é do Museu Antropológico (MA/UFG) e conta com a participação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/UFG), do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Extensão em Direitos Humanos (NDH/UFG), da Faculdade de Ciências Sociais (FCS/UFG), do Núcleo Takinahaky (UFG), da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC/UFG), do Núcleo Interdisciplinar de Patrimônios, Artes e Memórias (Nipam/UFG), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC/UFG) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI/UFG), indicando um enfoque interdisciplinar nas discussões.

Participantes de diversas instituições nacionais e internacionais, como o Museum of Anthropology (MOA) no Canadá, Ilê Omolu Oxum (RJ), Museu Nacional/UFRJ, FUNAI/MPI, Museum of Ethnology na Alemanha, IPHAN/GO, Institut de Recherche pour le Développement em Paris, MAE-USP, British Museum (SDCELAR), Comunidade Nativa de Cashiriari no Peru e Museu Paraense Emílio Goeldi, contribuirão para as discussões, trazendo diferentes perspectivas sobre as coleções, a repatriação e a relevância do patrimônio cultural.

O evento conta com apoio da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Embaixada da Alemanha no Brasil, além de financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Goiás (FAPEG), da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), da Fundação RTVE e da Adufg Sindicato.

O seminário promete ser um espaço fundamental para o debate acadêmico e social sobre a importância das coleções, as diferentes formas de repatriação e a construção da cidadania patrimonial. Veja a programação AQUI.


Fonte: CIC/MA