Conexão África–Brasil Diásporas, Resistência e Reexistência

Conexão África–Brasil: Diásporas, Resistência e Reexistência

Evento

: Auditório Marielle Franco (Faculdade de Ciências Sociais) e na Biblioteca Central da UFG, no Câmpus Samambaia

: 22 - 23 maggio 2025

Conexão África–Brasil Diásporas, Resistência e Reexistência

Nos dias 22 e 23 de maio de 2025, a Universidade Federal de Goiás (UFG) realizará o evento Conexão África – Brasil: Diásporas, Resistência e Reexistência, em celebração ao Dia da África, comemorado em 25 de maio.

A data, oficialmente instituída pela ONU em 1972, remete à criação da Organização da Unidade Africana (OUA), em 1963, e simboliza a luta dos povos do continente africano por união, desenvolvimento, democracia e liberdade frente à colonização europeia.

O evento acontecerá no Auditório Marielle Franco (Faculdade de Ciências Sociais) e na Biblioteca Central da UFG, no Câmpus Samambaia, com uma programação diversificada e gratuita, voltada à valorização das culturas africanas e afro-diaspóricas. Serão realizadas mesas de debate, atividades culturais, oficinas interativas e outras ações que promovem o intercâmbio de saberes e experiências. A participação dará direito a certificação, mediante credenciamento presencial. 

PROGRAMAÇÃO – 22 DE MAIO

(Auditório Marielle Franco | 14h às 18h)

14h00 | Credenciamento e boas-vindas

14h30 | Apresentação artística

15h00 | Abertura oficial com representantes da Reitoria, SIN/UFG, SRI, BC, PROGRAD/PEG-G, PRAE e estudantes internacionais

15h30 às 16h30 | Mesa Redonda: Da África ao Mundo: Diásporas, Resistência e Reexistência

16h30 | Intervalo com lanche

16h50 | Oficinas e atividades culturais: moda e estética da diáspora (turbantes); desfile cultural com trajes típicos africanos; exposição fotográfica: “África além dos estereótipos”

Apresentação de trabalhos acadêmicos (submissão via Link Clique aqui)

PROGRAMAÇÃO – 23 DE MAIO

(Biblioteca Central | 9h às 19h)

09h00 | Oficina: Aprenda a jogar o Awele – PetMat/IME/UFG

10h30 | Palestra: Ayo/Adji - Herança Ancestral Africana, com Alex Kévin Ouessou Idrissou (PPGAS/UFG)

14h00 | Palestra: Awele e suas Contribuições no Processo Educacional, com Érika Haydn (PUC/SP)

15h00 | Palestra: Oware: Esporte da era digital, com Germán González (Fundação Esportes Mentais – Colômbia)

16h00 | 2ª Oficina: Aprenda a jogar o Awele – PetMat/IME/UFG

17h00 | Torneio de Awele – Coordenação: Germán González e Érika Haydn

Feira de Cultura Africana durante todo o dia

O evento será aberto ao público e representa uma ação afirmativa da UFG em prol da diversidade, da memória ancestral e do combate ao racismo estrutural, integrando cultura, educação e resistência no ambiente universitário.

O que é o jogo Ayo?

Também conhecido como Oware, Warri, Adji, Awele o Ayo é um jogo pertencente à família dos jogos mancala. De origem na costa oeste da África, sua lógica está relacionada à agricultura, simbolizando valores como a solidariedade, o cuidado com a terra e o respeito ao ciclo da natureza.

Conhecido como “a arte de mastigar o tempo”, o Ayo exige estratégia e antecipação de movimentos para colher o máximo de sementes possíveis, enquanto elas circulam pelo tabuleiro. Apesar das regras simples, o jogo possui grande profundidade e seu domínio exige prática, concentração e reflexão. Atualmente, o jogo Ayo tem sido utilizado como uma ferramenta etnoeducativa em diversos países, promovendo a interculturalidade, o raciocínio lógico e a valorização das tradições africanas.