O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Festival das Aves promove debates e oficinas sobre turismo em Terra Ronca

I Festival das Aves de Terra Ronca

Evento

: Sede da Reserva Extrativista de Recanto das Araras de Terra Ronca, no Povoado de São João Evangelista, Unidade de Conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio)

: 22 a 27 de Abril 2025

Texto: Mirelle Irene e Carlene Gomes

Festival das Aves promove debates e oficinas sobre turismo em Terra Ronca

Com o objetivo de fomentar a conscientização ambiental, celebrar a riqueza natural e cultural da região e promover um encontro e troca de saberes entre pesquisadores, observadores de aves, estudantes, visitantes e população local, o Projeto GeoAves, em parceria com o grupo de observadores de aves Óia Passarinhar e diversos outros parceiros locais, realiza o I Festival das Aves de Terra Ronca, de 22 a 27 de abril.

O encontro será na sede da Reserva Extrativista de Recanto das Araras de Terra Ronca, no Povoado de São João Evangelista, Unidade de Conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio), com envolvimento, também, do Parque Estadual de Terra Ronca (PETER). Para se inscrever de forma gratuita, basta que os interessados em participar do Festival preencham o formulário. Ao final do evento, haverá emissão de certificados para os participantes.

O Projeto GeoAves é uma iniciativa de docentes e discentes das Universidades Federal de Goiás (UFG) e de Brasília (UNB), que visa fomentar o turismo de natureza de base comunitária, especialmente voltado para observação de aves e do patrimônio biológico. Com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e da Fundação Grupo Boticário de Proteção a Natureza, o GeoAves concebeu e desenvolveu o Festival das Aves. Teve para isso parcerias como a do "Óia Passarinhar", grupo que nasceu há mais de 10 anos como projeto de extensão do Laboratório de Etnobiologia e Biodiversidade da UFG, e, desde então, promove ações de conscientização ambiental via, principalmente, a observação de aves.

Outros parceiros importantes estão inseridos na realização do evento, como o curso de Geologia UFG, a Prefeitura de Guarani de Goiás, o Coletivo das Mulheres da Sociobiodiversidade, o Fórum Nacional Turismo de Observação da Vida Silvestre (TOVIS), a Associação Ecológica de Monitores e Condutores Ambientais (AEMA), a Prefeitura de São Domingos, RESEX Recanto das Araras de Terra Ronca, Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), além da Goiás Turismo e Bora pra Goiás.

A região de Terra Ronca representa o encontro entre formações geológicas impressionantes, uma comunidade de aves singular e ricas tradições culturais. Essa complexidade ecológica e sociocultural confere à região um enorme potencial para pesquisa científica, conservação da bio e geodiversidade e desenvolvimento de um turismo sustentável de base comunitária, que valoriza os saberes locais.

O Festival das Aves convida a uma imersão no rico contexto local, destacando a observação de aves como ferramenta de valorização do patrimônio biológico, turístico e cultural. O evento será palco do lançamento de dois roteiros turísticos inéditos: a Rota dos Papagaios de Terra Ronca e a Rota das Aves das Matas Secas, reforçando o potencial do território como destino para o turismo de observação de aves.

A programação inclui passeios para observação de aves e outros atrativos da região, acompanhado por guias especializados. À noite, o festival promoverá a exibição de documentários e filmes ambientais. A força e o protagonismo das mulheres da sociogeobiodiversidade serão celebrados em rodas de conversa abertas para a contribuição coletiva.

Produtos da região poderão ser adquiridos durante a feira de produtos artesanais e extrativistas, que contará com a presença de coletivos da região e da banca de economia colaborativa do "Óia Passarinhar".

Palestras e oficinas

O Festival contará com a participação do Centro de Triagem de Animais Silvestres de Goiás (CETAS/IBAMA), com uma importante fala sobre os desafios no combate ao tráfico de aves silvestres. O professor Francisco Bezerra irá falar sobre o projeto "Meu Cerrado de Asas e Flores", um ótimo exemplo de iniciativas para valorização da biodiversidade. A programação também contempla atividades artísticas e educativas que dialogam com a geobiodiversidade e a cultura local.

Será possível acompanhar em tempo real a pintura da sede da Reserva Extrativista pelo artista goiano Wes Gama, com uma obra inspirada na fauna, flora e na cultura local.

Além disso, estão previstas oficinas de confecção de máscaras, pintura e a atividade lúdica "Em busca da biodiversidade", que estimula a curiosidade e o conhecimento das crianças sobre o Cerrado de forma divertida. Adultos também poderão participar de oficinas criativas, como a de pintura em tecido.

A culinária regional ganha destaque com um almoço especial promovido pelo Roteiro da Galinha Caipira de Guarani de Goiás.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.