
"Memore-si" – Celebração Poética e Sensorial da Memória Afro-brasileira
Nascido de frente para o mar, na comunidade do Morro da Sereia (Salvador – Bahia), em meio a pandemia do coronavírus, com muito respiro e resistência, o espetáculo performativo "Memore-si", que une dança, teatro e performance em uma narrativa sobre ancestralidade e corpo negro, chega a Goiás para duas apresentações gratuitas. Em Goiânia, a apresentação acontece no dia 4 de abril, no Centro Cultural UFG, e na Cidade de Goiás, no dia 19 de abril, na cidade de Goiás, no espaço de Circo e Cinema Rosinha do Brejo.
Criado pela performer Roberta Rox (GO) e dirigido por Inaê Moreira (BA), "Memore-si" transita entre o cerrado e o mar, evocando memórias, resistência e poesia corporal. Com rosas nas mãos e raízes na cabeça, é um convite à escuta das memórias da terra, das rosas, das conchas, das tranças, das ancestralidades. A montagem incorpora referências da dança butoh e das danças populares afro-brasileiras, criando uma experiência sensorial e simbólica que ressignifica o imaginário sobre o corpo feminino negro na cena teatral e na dança.
Além das apresentações, que contam com a assistência de direção de Mirna Anaquiri (AM), está previsto um bate-papo com a equipe para aprofundar os diálogos sobre arte, identidades e memórias. As sessões contarão com recursos de acessibilidade, como intérprete de Libras e audiodescrição.