eminário dos núcleos Caroá, Iroko e Pindoba intitulado Terreiros Artesanias da existência e da etnografia

Seminário dos núcleos Caroá, Iroko e Pindoba "Terreiros: Artesanias da existência e da etnografia"

Evento

: Auditório da FIC, Câmpus Samambaia

: 05 a 06 de Dezembro 2024

eminário dos núcleos Caroá, Iroko e Pindoba intitulado Terreiros Artesanias da existência e da etnografia

Nos dias 5 e 6 de dezembro, acontecerá o Seminário dos núcleos Caroá, Iroko e Pindoba intitulado "Terreiros: Artesanias da existência e da etnografia" no auditório da FIC. O seminário tem o objetivo de divulgar as pesquisas desenvolvidas por pesquisadoras dos núcleos e contar com contribuições coletivas para o aprimoramento de pesquisas de graduação e de pós-graduação.

Anualmente o núcleo Caroá organiza um seminário de pesquisa. Nesta edição, o seminário foi construído junto com os núcleos Iroko e o Pindoba para promover o intercâmbio entre as pesquisas, ampliar o debate acadêmico e favorecer contribuições coletivas para pesquisas em andamento. As atividades envolverão pesquisadores de três programas de pós-graduação da Faculdade de Ciências Sociais da UFG: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), Programa de Pós-Graduação de Sociologia (PPGS) e Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais (PPGPC).

O tema deste ano "Terreiros: artesanias da existência e da etnografia" busca colocar em um mesmo plano horizontal os ofícios acadêmicos e os ofícios artesanais, as artes manuais e as artes da comunicação acadêmica para colapsar hierarquias e conectar pesquisadoras ao fazer etnográfico enquanto prática de criar com palavras e sentido, de ativar pertencimentos, vivências, forças e resistências.

Os terreiros são lugares proliferantes onde se cultivam formas vitais e espirituais, onde nos conectamos com terra, plantas, animais, memórias, com o mundo mais que humano. Os terreiros são espaços orgânicos de cuidado que buscamos aqui ativar como refúgios para renovar a caminhada acadêmica de pesquisadores de graduação, mestrado e doutorado em seus trabalhos de criação e re-existência.

Organizam esta edição do Seminário Terreiros três núcleos marcados pela força das plantas: Caroá (Coletivo de Antropologia das Resistências e Ontologias Ambientais), Iroko (Rede de Estudos e Investigação de Sistemas Religiosos de Inspiração Afro) e Pindoba (Grupo de Pesquisa em Narrativas da Diferença).

A abertura do evento será feita pelas/o coordenadoras/o dos núcleos prof. Hans Carrillo Guach (IROKO/PPGS), profa. Luciene de Oliveira Dias (Pindoba/PPGAS e PPGCP) e profa. Suzane de Alencar Vieira (CAROÁ/PPGAS).

Além das mesas redondas sobre as pesquisas dos núcleos, o seminário contará com o Sarau de Etnografias que busca combinar etnografia com outras artes como a poesia, músicas e desenhos.

O seminário acontecerá nos turnos matutino e vespertino no auditório da FIC, no Campus Samambaia da UFG.

Inscrições para ouvintes poderão ser feitas pelo formulário https://forms.gle/5t1KmDT8sUvVsF4t5

Confira a programação completa no site https://caroa.fcs.ufg.br/p/seminario-anual