Supercondutividade em Debate: Nature Physics e Novas Perspectivas no Café com Ciência
A supercondutividade é um fenômeno quântico que permite o transporte de corrente elétrica sem dissipação de energia. Nos supercondutores convencionais, a interação entre os elétrons é mediada por fônons, as quasipartículas provenientes da vibração da rede cristalina. No entanto, supercondutores de altas temperaturas, como os cupratos e os à base de ferro, não seguem esse mecanismo, o que representa um enigma para a área.
Ciência de Qualidade e Café grátis!
Na próxima terça-feira, dia 03/12, o Café com Ciência receberá o Prof. Vanuildo Silva de Carvalho, do Instituto de Física da UFG, para uma discussão sobre a evidência experimental de um novo tipo de supercondutor. A palestra abordará como as flutuações quânticas e a quebra da simetria de rotação dos estados eletrônicos, ou nematicidade eletrônica, podem ser responsáveis pela formação do estado supercondutor. O Prof. Vanuildo apresentará a pesquisa sobre o seleneto de ferro dopado com enxofre (FeSe1-xSx), que se revela o primeiro exemplo experimental de um supercondutor nemático.
O evento será presencial no Anfiteatro 2 do Instituto de Física (IF) e também transmitido ao vivo pelo Instagram do IF/UFG, às 12h45.
Sobre o Palestrante
Vanuildo Silva de Carvalho é professor adjunto no Instituto de Física da UFG desde 2020 e faz parte do grupo de Sistemas Fortemente Correlacionados, com foco em magnetismo quântico e supercondutividade. Formado, mestre e doutor pela UFG, com doutorado sanduíche no Institut de Physique Théorique da Université de Paris-Saclay, ele é reconhecido por sua tese de doutorado, que foi premiada pela Sociedade Brasileira de Física e pelo Prêmio Capes de Tese 2017. Realizou estágio de pós-doutorado na Unicamp e na University of Minnesota.