oficina teatros do real

Oficina “Teatros do Real”

: Escola de Músicas e Artes Cênicas (EMAC) da UFG

: 05 de Agosto 2024 - 9h às 12h

oficina teatros do real

A oficina “Teatros do Real” acontecerá no dia 05 de agosto, segunda-feira, das 9h às 12h, na Escola de Músicas e Artes Cênicas (EMAC) da UFG. A atividade fará parte da programação do XIII Seminário de Teatro, Direção de Arte e Educação. O público-alvo inclui pessoas interessadas em linguagens contemporâneas do teatro, performance cotidiana sob uma perspectiva antropológica e tradições populares de Goiás. Ao todo serão ofertadas 25 vagas. Não há pré-requisitos e a inscrição pode ser feita pelo formulário disponível na bio do Instagram da ministrante: www.instagram.com/madojuliana.

Esta oficina abordará diferentes linguagens teatrais classificadas como teatros do real, tais como teatro documentário, teatro performativo, biodrama e teatro de não atrizes, à luz de autoras como Sílvia Fernandes, Júlia Guimarães Mendes, Josette Fèral e Vivi Tellas. Juliana Mado também apresentará o processo de criação do espetáculo "Mulheres da Lagoa" e proporá um experimento prático aos participantes.

A oficina está relacionada ao trabalho de pesquisa que Juliana realiza para seu doutorado na Universidade Estadual Paulista (Unesp), sob orientação de Lúcia Romano. Sua pesquisa investiga a performance de mulheres atuantes em festejos de tradição popular no contexto de uma montagem cênica.

Desde 2019, Juliana frequenta o povoado de Lagolândia, em Pirenópolis, Goiás, acompanhando as festividades de santos. Em 2022, ela reuniu um grupo de mulheres para encontros-oficina mensais, com o objetivo de montar um espetáculo. A linguagem do trabalho faz parte do "teatro do real", utilizando histórias, vivências e práticas dessas mulheres como matéria-prima para o espetáculo "Mulheres da Lagoa". A obra estreou em novembro de 2023, circulando por Lagolândia, Pirenópolis, São Paulo, Goiânia e Brasília.

O objetivo dessa oficina é apresentar e discutir os tipos de teatros do real, incluindo espetáculos autobiográficos, teatro documentário, reenactment documentais, biodrama e teatro com atores/atrizes do cotidiano, para isso a ministrante, que é atriz, contadora de histórias, produtora e educadora, compartilhará as etapas de pesquisa e montagem do espetáculo "Mulheres da Lagoa" e conduzirá uma experiência prática baseada em conceitos fundamentais dos teatros do real.

Sobre o tipo de trabalho que vem pesquisando, Juliana explica: “O caminho a que me propus parte desse recorte de olhar, que enxerga a performance daquelas mulheres da Lagolândia quando contam suas histórias e demonstram seus fazeres, e segue em direção à convenção Teatro. Me interessa o teatro enquanto linguagem artística e campo de estudo, mas também enquanto ferramenta de transformação e empoderamento. Isso é que pretendo demonstrar durante essa oficina .”

Sobre a integração da oficina ao Seminário de Teatro, Direção de Arte e Educação, Juliana comenta: “As companhias que trabalham com teatros do real geralmente têm uma preocupação com as visualidades dos espetáculos, porque essa parte tbm tem a função de contar histórias, então com certeza esta oficina pode contribuir para quem está estudando direção de arte. Acredito também que no campo da educação, o teatro de não atrizes/atores é uma ferramenta importante, porque enfatiza justamente a performance cotidiana das pessoas.”