Simpósio Mudança do Clima e Saúde no Cerrado 2024

Simpósio Mudança Climática e Saúde no Cerrado

Evento

: PRPI, Biblioteca Central e CDIM, Câmpus Samambaia UFG, Goiânia/GO

: 27 a 28 de Junho 2024

O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil, cobrindo aproximadamente 2 milhões de quilômetros quadrados (km2), cerca de 22% do território nacional. Savana mais rica do mundo em termos de biodiversidade, o Cerrado abriga cerca de 5% das espécies do planeta, incluindo inúmeras espécies endêmicas. Ele desempenha um papel crucial na regulação do clima, na conservação de recursos hídricos e na manutenção da biodiversidade. Além disso, é fonte de importantes serviços ecossistêmicos, como a polinização de culturas agrícolas, a formação do solo e a ciclagem de nutrientes.

Apesar de sua importância ecológica, o Cerrado enfrenta uma intensa pressão antrópica. Nas últimas décadas, cerca de 50% de sua vegetação nativa já foi convertida para uso agropecuário. Dados do Mapbiomas, mostram que, em 2023, o Cerrado superou a Amazônia em novas áreas desmatadas - 61% de todo o desmatamento registrado no país no ano passado aconteceram no bioma. Foram mais de 1,1 milhão de hectares devastados.

O desmatamento e as queimadas estão entre as principais causas de mudanças ambientais com impactos sobre a saúde humana, entre elas doenças respiratórias, zoonoses em função de alterações nos ciclos de vetores, doenças de veiculação hídrica trazidas pela urbanização sem controle e poluição da água, sobretudo. 

A esses fatores, somam-se, de forma cada vez mais intensa, as alterações trazidas pelas mudanças climáticas, que tendem a prolongar a estação seca, a trazer chuvas mais intensas e concentradas e ondas de calor.

Que impactos sobre a saúde podemos esperar em função dessas novas mudanças, e como eles se distribuirão pelos 2,2 milhões de km2 do bioma? Como impactarão o sistema de saúde? Como nos anteciparmos a elas e criarmos estratégias de mitigação e adaptação?

Para responder a essas perguntas, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de Goiás (PPGCiamb/UFG) realizarão o Simpósio "Mudança do Clima e Saúde no Cerrado", nos dias 27 e 28 de junho de 2024.

Programação

Data: 27 e 28 de junho de 2024
Local: Universidade Federal de Goiás
Organização: Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPG Ciamb/UFG) e Fundação
Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Dia 27/6
Painel "Mudanças Climáticas no Cerrado e Impactos sobre a Saúde"
Local: Auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG
8h30 - Abertura
Daniela de Melo e Silva (Ciamb/UFG)
Guilherme Franco Netto (Fiocruz)
9h-12h Painel Mudança do Clima e Saúde no Cerrado
Raquel Santiago (Faculdade de Nutrição/UFG)
Rosane Colevatti (Instituto de Ciências Biológica/UFG)
Karla Longo (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Inpe) (a confirmar)
Adriana Gioda (Departamento de Química/Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ)
Murilo Mendonça (Departamento Geografia/Universidade Estadual de Goiás - UEG)
Moderador: Fausto Miziara (Ciamb/UFG)
Dia 28/6
Local: Auditório da Biblioteca Central UFG e CDIM/UFG
Horário: 8h às 12h
Oficina de Planejamento: "Prospecção Mudança Climática e Saúde no Cerrado"
(restrita a convidados)