Gepets - Ciclo de estudos comemorando os 40 anos da Alames
Comemoração proposta pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Trabalho e Saúde (Gepets), Centro Brasileiro de Estudos de Saúde - Núcleo Goiás (Cebes-GO) em parceria com o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde Nacional, Pequi com SUS/UFG, Centro Brasileiro de Estudos de Saúde - Núcleo Agreste Alagoano, Centro Brasileiro de Estudos de Saúde - Núcleo Piauiense, Centro Brasileiro de Estudos de Saúde - Núcleo Rio Grande do Sul, Grupo de Estudos Cronologia Biográfica Marxiana, Grupo de Pesquisa em Odontopediatria e Clínica Integrada da UFPB, Liga Acadêmica de Educação em Saúde/UFG, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva/UFG e Programa de Pós-Graduação em Ensino da Saúde/UFG.
A Associação Latino Americana de Medicina Social (Alames), como expressão da esquerda sanitária latino-americana, a cada Congresso revive e atualiza o interesse em fortalecer sua vigência, sua dinâmica, seus significados, seus sentidos e suas formas organizativas.
Sustentada ao longo do tempo, por quase 40 anos, a capacidade de convocação, o entusiasmo e a participação em cada Congresso comprometem-se a encontrar formas organizativas que potencializam as forças que a dinamizam e, ao mesmo tempo, que mantenham certo grau de "unidade na diversidade" que permita fixar rumos e tornar seu agir cada vez mais coerente.
Alames para que?
A Alames é cada vez mais necessária. Preparar-se e organizar a resistência para a sobrevivência pode ser algo diferente de preparar-se para uma ofensiva montada sobre um paradoxo que, enquanto enfrentamos retrocessos políticos com o surgimento de forças políticas de ultradireita, as provas, os indicadores e as evidências sobre a capacidade destrutiva do capitalismo e sobre a ameaça à nossa própria sobrevivência como espécie tornam-se cada vez mais contundentes e avassaladoras.
E para comemorar este momento importante na história da América Latina, selecionamos duas obras de autores seminais que fizeram diferença nesta história de luta pela Saúde Coletiva: Cecília Donnangelo, do Brasil e Jaime Breilh, do Equador. Serão dois ciclos de estudos com leitura coletiva das obras destes autores.
Ciclos de estudos comemorativo aos 40 anos da Alames
O primeiro ciclo se iniciará com Cecília Donnangelo, que foi escolhida para este momento comemorativo por ser considerada uma das pioneiras na construção teórica de um pensamento social em saúde no Brasil e na América Latina. A obra escolhida é “Saúde e Sociedade “, publicada em 1976 por Cecília Donnangelo e Luiz Pereira. Como escreve a própria autora, “o estudo assume mais propriamente a forma de um ensaio, no sentido de que se optou pela elaboração de uma gama variada de informações passíveis de ampliar a compreensão do campo da prática médica, em lugar do desenvolvimento de uma tese delimitada com vistas à elucidação, em profundidade, de um objeto de análise”
O segundo ciclo de estudos se debruçará sobre a mais recente obra de Jaime Breilh, “Epidemiologia crítica e la salud dos pueblos”ciência ética e valiente em um civilizacion malsana publicado originalmente em inglês em 2021, e em espanhol em 2023. Jaime Breilh é um dos autores mais proeminentes da Medicina Social Latina Americana (MSLA), considerado um dos fundadores da MSLA e que há quatro décadas vem produzindo ciência com um olhar para a discussão da determinação social em saúde.
Com isso, atendendo a convocatória da comemoração dos 40 anos do ALAMES, o GEPETS e o CEBES-GO compreendem que a melhor forma de realizar este ato é resgatando a memória com uma obra clássica da saúde coletiva e uma obra atual. E nada melhor do que fazer o estudo de forma coletiva, participativa e contando com o envolvimento dos que continuam na luta de pensar um mundo que enfrente as desigualdades sociais em suas raízes.
Cronograma
Assuntos sugeridos a serem discutidos na preparação da comemoração:
- História, aprendizados e desafios dos desenvolvimentos da medicina social e da saúde coletiva em cada país.
- Análise da situação política e organizacional atual do movimento de medicina social e saúde coletiva em cada país e o papel do Capítulo Nacional da ALAMES.
- Projeção futura para o fortalecimento do movimento de medicina social e saúde coletiva em cada país e regionalmente: estratégias de ação.
Primeiro ciclo de debate 2024/1: Livro Saúde e Sociedade
Segundo ciclo de debate 2024/2: Epidemiología crítica e la salud dos pueblos ciência ética e valiente em um civilización malsana
Os encontros ocorrerão quinzenalmente, de maneira remota via Google Meet conforme cronograma.
Horário: 19h às 22h
Link para inscrições: https://forms.gle/VkhPPPsymYwK1TFV9