exposicao agora eu ouco os sabias

Exposição ‘agora ouço os sabiás’ da artista Valéria Scornaienchi

Evento

: Galeria da FAV/UFG, Câmpus Samambaia

: 16 de Novembro 2023 a 20 de Dezembro 2023

exposicao agora eu ouco os sabias

Na exposição ‘agora ouço os sabiás’ Valéria Scornaienchi, a artista que reside em Campinas (SP), apresenta trabalhos recentes da produção artística. A proposta para a galeria da FAV é uma ocupação da sala expositiva pela criação de um ambiente imersivo com elementos do cerrado. A ocupação terá caráter científico-poético, constituído pela aproximação – e às vezes a mistura – de fragmentos de pesquisas realizadas pela artista, de textos poéticos e de desenhos de sua autoria, que serão transpostos a partir dos cadernos de registro. O desejo da artista é que esse material se apresente como um brotamento do cerrado no espaço da galeria, fazendo com que a experiência do público seja o mais imersiva possível. A mostra conta com a curadoria dos artistas Denis Rodriguez e Leonardo Remor, que coordenam a residência do Mirante Xique-Xique, na cidade de Igatu, situada na Chapada Diamantina, interior da Bahia, onde ela esteve imersa por 21 dias, e de onde surgiram a maior parte dos trabalhos expostos.

Nas paredes, além de desenhos, fotografias recortadas e fragmentos naturais, a artista traz artesanias feitas por mulheres da vila de Igatu, como as flores de folhas feitas por Dona Tuninha, o crochê de Dona Zelita e os colares de eucalipto da Dona Ilma. O desejo da artista é que “esse material se apresente como um brotamento dos biomas no espaço da galeria, fazendo com que a experiência do público seja a mais sensível possível”.

“Os trabalhos que propõem narrativas afetivas, que reavivam memórias distantes e que tecem novas tramas e inventários para futuras lembranças, e que acabam por se constituir em arquivos afetivos temporários – porque a matéria orgânica sempre decai espelha e sublima os limites da vida. Em sua prática Scornaienchi propõe maneiras de reconsiderarmos nossas relações com espécimes botânicas e o mundo natural, contestando as conexões das artes visuais informadas e reduzidas pela tradição da pintura naturalista e, consequentemente, a serviço do colonialismo, do imperialismo e da exploração dos recursos naturais. O afeto é a chave de leitura do seu fazer, e elemento furtivo, conceitual, que costura o sentido de suas ações artísticas”, pontuam os curadores da mostra.

O nome da exposição vem de uma experiência vivida em Igatu. A artista acordava todos os dias com o canto do sabiá barranco e laranjeira, fato que a instigou a fazer uma pesquisa sobre o canto desses pássaros tão abundantes no território brasileiro, que serão apresentados por meio de QR codes espalhados pelo espaço expositivo.

 

Período expositivo: 16/11 a 20/12 de 2023

Visitação: de segunda a sexta, das 9h às 17h (exceto feriados)

Local: Galeria da FAV - UFG - Câmpus Samambaia - Chácaras Califórnia, Goiânia 74045-155

Redes sociais: @galeriadafav