Palestra "Understanding the Intestinal Mucosa to solve the Inflammatory Bowel Disease"
事件
: Sala de Leitura do IPTSP, Câmpus Colemar Natal e Silva - Setor Leste Universitário
: 10 , 2022 at 10:00
Acontece na próxima sexta-feira (10/0), às 10h, na sala de leitura do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), no Câmpus Colemar Natal e Silva, uma palestra internacional com o professor do Instituto Universitário de Ciências Biomédicas de Córdoba (IUCBC) da Argentina, Pablo Romagnoli, que abordará o seguinte tema: “Understanding the Intestinal Mucosa to solve the Inflammatory Bowel Disease”, cuja tradução é: Entendendo a Mucosa Intestinal para Resolver a Doença Inflamatória Intestinal.
A palestra é organizada pelos programas de pós-graduação de Medicina Tropical e Saúde Pública (PPGMTSP) e Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (PPGBRPH) do IPTSP e conta com o apoio do Departamento de Biociências e Tecnologia (Debiotec/IPTSP) e da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) Regional Centro-Oeste. O palestrante Pablo Romagnoli também compõem o Centro de Investigación en Medicina Traslacional Severo Amuchástequi (Cimetsa), que visa desenvolver linhas de pesquisa transnacionais que proporcionem uma melhor compreensão dos mecanismos patogênicos envolvidos em doenças em nosso meio. O Cimetsa utiliza modelos de ciência básica que envolvem tanto a cultura de células quanto a experimentação em camundongos combinados com a investigação clínica de patologias em pacientes para construir as bases de novas estratégias terapêuticas.
No final de 2020, Pablo Romagnoli liderou um projeto intitulado “Conociendo la microbiota y el perfil metabólico durante el primer trimestre de embarazo para resolver la malnutrición” (tradução: Conhecer a microbiota e o perfil metabólico durante o primeiro trimestre de gravidez para resolver a desnutrição), que foi selecionado por uma chamada pública promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MINCyT) da Argentina, que visa lançar estudos sobre intervenções nutricionais em mulheres grávidas utilizando alimentos indígenas, cuja a base está na capacidade de melhorar a composição da microbiota. A hipótese que se propõe investigar é que o estado metabólico-nutricional e a composição da microbiota diferenciam a gestante que sofre de desnutrição da gestante com boa alimentação. A palestra é aberta a toda comunidade acadêmica e externa. Participe.
A palestra também abarca o plano estratégico para internacionalização institucional da Universidade Federal de Goiás (UFG), que intenta aproximar a comunidade acadêmica local, nacional e estrangeira para o aprimoramento de experiências científicas e culturais de estudantes, docentes e técnico-administrativos. Além de fortalecer o ensino de línguas estrangeiras na universidade e aumentar o número de disciplinas que não são ministradas em português brasileiro.
Fonte: Comissão de Comunicação do IPTSP