Arte_-_Absurdo_Isolado

Espetáculo "Absurdo Isolado"

Evento

: Laboratório de Estudos do Espetáculo e Artes da Cena (Lacena) - Câmpus Samambaia - Universidade Federal de Goiás. Endereço: Av. Esperança, s/n - Chácaras de Recreio Samambaia, Goiânia - GO, CEP: 74.690-900.

: 12 a 14 de Abril 2022

Arte_-_Absurdo_Isolado

Espetáculo "Absurdo Isolado"

Sinopse: o espetáculo é resultado final da disciplina de Processo de Montagem que teve seu início em agosto de 2021, durante a pandemia de covid-19. Os estudos cênicos percorreram as questões que circunscrevem a nov(a)normalidade atual e a estética do Teatro do Absurdo. A maior parte deste processo criativo foi realizada no modo remoto. Estes estudos deram sustentação à montagem cênica que pode ser finalizada no modo presencial em março e abril de 2022. Tempos e espaços difíceis, híbridos, de isolamento, solidão e terreno fértil para criação.

Concepção: “E se eu ouvir uma bomba?” É o fim do mundo? A dramaturgia proposta, dentre outras coisas, explora o medo, a solidão, o isolamento, a loucura e as relações de poder entre as personagens, desdobrando-se em questionamentos sobre o que o discurso do poder impõe às vidas humanas. Esta perspectiva nasce da conjunção de nossa experiência na pandemia da Covid 19 e os estudos do Teatro do Absurdo. Por longo período, este processo se desenvolveu no modo remoto, o que, inevitavelmente, gerou um espectro de criações individuais de cenas. Assim, a concepção do espetáculo é experimental, de caráter coletivo, dando ênfase ao trabalho e criação do ator. Em seu cerne, esta perspectiva permeia múltiplos espaços e referências investigadas pela cena contemporânea. Além de uma investigação sobre nossa experiência neste momento social, político e sanitário pandêmico, tivemos como referência estética a dramaturgia de Samuel Beckett, principalmente “Dias Felizes” e “Fim de Partida'', mas também uma experiência audiovisual ao lado de Buster Keaton e Alan Schneider: Film - a única incursão de Beckett no cinema. A direção de arte investe em uma paleta de cores que inclui preto, branco e tons de neon, apresentando um ponto de convergência visual entre o passado e o futuro. Do futuro, que já se fez presente, são trazidos temas como tecnologia e inteligência artificial permeando tanto os corpos e os objetos quanto a própria dramaturgia absurda e não linear do espetáculo. A luz pretende acompanhar estas referências ao expandir o espaço vazio e da ausência. O espaço cênico proposto nos remete a um não lugar. Um espaço vazio, preto, branco, fluorescente, radioativo, poeirento e despedaçado tanto no desenho de cena quanto na relação entre as personagens, remetendo-nos também ao espaço-tempo do real, desmembrado pela narrativa de uma virtualidade quase esquizofrênica na atualidade. Um futuro envelhecido evoca inspirações no expressionismo. Bauhaus inspira o trabalho não com suas linhas retas modernistas, mas com as explosões do branco ou do neon, que evoca também outros tipos de explosões e quebras: da emoção, do corpo e da razão. Medicamentos, remédios, remediar o irremediável. O figurino são pedaços de memórias dos atores. Coisas que tiveram seu uso cotidiano ganham espaço e novos sentidos, ressignificados em cena. Como isso afeta cada ator? Poucos objetos, ressignificados, preenchem o espaço vazio: uma chave, uma bolsa, uma cerveja, um cigarro, elementos vazados, blocos vazados, um espelho, o reflexo, o narciso, o duplo.

Ficha técnica:
Dramaturgia coreográfica: criação coletiva
Orientação cênica: professoras Maria  Ângela de Ambrosis e Natássia Garcia;
Estagiários docentes: Jéssika Hannder, Lia de Oliveira, Vitória Santana e Thiago Moura
Direção Geral: Maria Ângela Ambrosis
Direção de Arte e Espaço Cênico: Natássia Garcia
Iluminação: Rodrigo Assis
Operação de luz: Thiago Moura
Espaço acústico e sonoplastia: criação coletiva
Figurino: Natássia Garcia e Otair Flor
Maquiagem: Otair Flor
Arte Gráfica e Design: Otair Flor e Thiago Moura
Elenco: Amanda Borges Nascimento, Arycia Lopes Pereira, Dhssika Morais Lima Barbosa, Joamma Maizza Coimbra Rodrigues Peixoto, Mariana Ferreira Martins, Otair Flor da Silva Junior, Thiago Harley dos Santos, Victor Vinícius Guimarães Pereira, Vitoria Lima Gomes da Costa
Serviço:
Local: Laboratório de Estudos do Espetáculo e Artes da Cena (Lacena) - Câmpus Samambaia - Universidade Federal de Goiás
Endereço: Av. Esperança, s/n, Chácaras de Recreio Samambaia, Goiânia - GO, CEP: 74.690-900.
Localização: https://goo.gl/maps/yekYuo3gLqjq52GQ6
Data: 12 de abril de 2022 - sessões fechadas às 19h e 20h
Data: 14 de abril de 2022, sessão aberta ao público às 19:00 horas
Lotação: 20 (ingressos para os primeiros a chegarem - distribuição inicia-se às 18:00 horas)