
Festival de Ópera de Goiânia – FOGO
Com o objetivo de divulgar e promover a arte lírica em Goiânia, a Prefeitura de Goiânia e a Universidade Federal de Goiás realizam, entre os meses de maio e julho de 2019, o Festival de Ópera de Goiânia – FOGO. Sem deixar de lado as ações formativas, com workshops e masterclasses com artistas convidados, o objetivo principal é oportunizar ao público da cidade o acesso a espetáculos operísticos de qualidade, combinando no palco os talentos de nossa cidade junto a grandes nomes da ópera no cenário nacional.
Quatro títulos estarão na programação, sendo duas óperas encenadas e duas em forma de concerto com o que denominamos de “meia cena”. Nos dias 17 e 18 de maio, será encenada no Teatro Basileu França a ópera Cavaleria Rusticana, do italiano Pietro Mascagni, numa produção Itego Basileu França, com a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e Coro Sinfônico Jovem de Goiás.
Dia 29 de maio, no Teatro Belkiss Spenciere Carneiro de Mendonça da EMAC, e dias 31 de maio e 01 de junho, no Teatro Basileu França será encenada a ópera Amahl e os Visitantes da Noite, do compositor americano Gian Carlo Menotti, numa produção da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG em parceria com a Orquestra Jovem Municipal Joaquim Jayme.
No dia 16 de junho será levado ao palco do Centro Cultural Oscar Niemeyer, em forma de concerto, a ópera Il Pagliacci, do italiano Ruggero Leoncavalo, com a Orquestra e Coro Sinfônicos de Goiânia, sob a regência do maestro paulista Abel Rocha.
Finalizando o festival, o Teatro Sesi receberá, em forma de concerto, a ópera O Barbeiro de Sevilha, do italiano Gioachino Rossini, também com a Orquestra e Coro Sinfônicos de Goiânia, sob a regência do maestro italiano Alessandro Sangiorgi.
Além dos talentos vocais locais como Hélenes Lopes, Jadson Álvares, Patrícia Mello, Alexandre Vaz e Hudson Ayres, o Festival de Ópera de Goiânia – FOGO trará nessa edição grandes nomes da arte lírica no Brasil, como as mezzo-sopranos Luciana Bueno e Jayana Paiva, a soprano Poliana Alves e os barítonos Douglas Hahn, Daniel Germano e Gustavo Rocha.
Como regentes, além dos experientes maestros de renome nacional, já citados, Abel Rocha e Alessandro Sangiorgi, o Festival contará com a participação dos maestros goianos Angelo Dias e Eliel Ferreira.
É uma oportunidade excelente para conferir, gratuitamente ou a preços simbólicos, a qualidade da arte lírica produzida no Brasil, e em especial em Goiânia, cidade que sempre teve tradição de exportar grandes cantores líricos para outros centros. O objetivo é tornar o Festival uma ação anual permanente, realizada através de parcerias, dando subsídios para que os cantores líricos aqui formados possam desenvolver sua arte, mostrando suas qualidades e potenciais ao público da cidade, bem como para buscar ferramentas para o crescimento, em nossa cidade, dessa arte que vem encantando plateias em todo o mundo desde o seu surgimento no século XVI, e que para a qual existem teatros e espaços específicos em todos os cantos mundo afora.
O Festival de Ópera de Goiânia – FOGO – é uma realização da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Orquestra Sinfônica de Goiânia (OSGO), em parceria com a Universidade Federal de Goiás, por meio da Escola de Música e Artes Cenicas (EMAC) e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC). Como co-realizadores temos o Governo de Goiás, por meio do Itego Basileu França, Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e o Centro Cultural Oscar Niemeyer e o Teatro Sesi. O evento tem também o apoio do Instituto Orquestra Cidadã – IOC.