Capa festival de ópera

1º Festival Internacional de Ópera (Fiog)

Evento

: Diversos locais

: 07 a 12 de Junho 2018

 

 

Linus Lerner, Liliana del Conde e Ângela Barra são algumas das atrações do 1º Festival  Internacional de Ópera de Goiânia (Fiog), que movimentará a cidade durante dois meses a partir do dia 7 de junho. O goianiense poderá conferir óperas famosas que serão interpretadas por talentos locais e por solistas premiados mundialmente.

Óperas como La Bohème, La Traviata e La Serva Padrona serão algumas das montagens no Teatro Goiânia, Teatro Sesi e Basileu França, bem como uma série de espetáculos e concertos como Carmina Burana e Três Tenores in Concert – Italianissimo.

Adriano Pinheiro, tenor goiano de carreira mundial reconhecida, que já cantou para três papas e retornou a Goiânia como professor da UFG no início do ano é o idealizador e diretor geral da empreitada. Ele criou ainda o 1º Concurso Internacional de Canto de Goiânia, que encerrará o evento em grande estilo no primeiro final de semana de agosto, com óperas que terão cenário, figurino, orquestra, solistas, coral, bailarinos e figurantes.

 O 1º Festival  Internacional de Ópera de Goiânia terá início dias 7 e 8 de junho, com a ópera I Pagliacci do compositor Ruggero Leoncavallo, no Teatro Basileu França. O concerto os Três Tenores - Italianíssimo, será a céu aberto no palco do Parque Flamboyant, às 17 horas do dia 10 de junho.

Programação - Além da montagem La Bohème in Concert, dias 22 e 23 de junho no Teatro Goiânia, “as férias embaladas por ópera”, prosseguem durante os finais de semana do mês de julho. Dias 3 e 4 de julho é a vez de Carmina Burana, de Carl Orff, no Teatro Sesi, que também abrigará nos dias 28 e 29 de julho, a montagem La Traviata, de Giuseppe Verdi.

O Concerto de Canto e Piano será protagonizado por professores participantes do 1º Festival de Ópera de Goiás, dia 23 de julho, no Teatro Basileu França, às 20 horas. O encerramento do evento será no primeiro final de semana de agosto, dias 4 e 5, com a ópera A Serva Patroa - La Serva Padrona, de Giovanni Battista Pergolesi, no Teatro Basileu França, às 20 horas. Esta produção terá em cena o elenco da Emac-UFG e a Camerata Jean Douliez. O encerramento do evento será dia 6 de agosto, com recital de canto e piano dos vencedores do I Concurso Internacional de Canto de Goiânia, no Teatro Basileu França, às 20 horas.

Aulas - Adriano Pinheiro, idealizador do festival e professor da UFG, adianta que este concerto marcará a abertura do I Concurso Internacional de Canto de Goiânia. “Serão 40 prêmios para diversas categorias, que terão o nome de pioneiros da música erudita e o canto lírico local, além de cantores e instrumentistas renomados da cena internacional”, explica.

Durante o festival, as audições, além de selecionar os alunos, os colocam mais próximos da rotina de orquestras profissionais. Os alunos aprovados vão receber aulas diárias, individuais e coletivas de técnica vocal, expressão oral e corporal, criação de personagem teatral, fisiologia da voz e sua aplicação ao canto lírico, dicção e fonética para cantores, o uso do alfabeto fonético internacional para cantores líricos, história da ópera, saúde e rotina vocal.

A ideia é estimular a carreira de jovens cantores líricos brasileiros, pois, pois os alunos receberão aulas durante intensas durante duas semanas ininterruptas. “Eles terão contato com artistas internacionais e nacionais de altíssimo nível, aproximando assim o próprio pensar e fazer artístico ao altíssimo padrão técnico e artístico dos professores convidados”, explica Adriano Pinheiro.

As inscrições para o 1 Concurso de Canto vão até o dia 30 de junho e a abertura, com apresentação dos professores, será no Teatro Sesi, dia 23 de julho. Um dia depois serão confirmadas as inscrições aprovadas, as datas das audições e os alunos já começam a ter uma prévia dos ensinamentos com uma tarde de apresentações de artigos científicos e mesa redonda sobre a temática Ópera e a carreira do cantor lírico. Segundo o tenor e professor da Emac/UFG, a ideia é impulsionar os participantes com cursos e incentivos em suas carreiras, por meio do auxílio aos cantores premiados na realização de concertos em Goiânia, em outros estados e no exterior durante o ano de 2018.

UFG – Flávia Maria Cruvinel, pró-reitora adjunta de extensão e cultura da UFG, diz que o festival consolida parceria entre a UFG e a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secult. Ela avalia que além do programa das óperas e cenas líricas, o primeiro festival de ópera dar oportunidade para jovens cantores do Brasil inteiro poderem se inscrever, concorrerem a premiações e a temporadas de estudos em instituições no exterior. “A iniciativa também consolida uma parceria já existente da Emac e Secult de oferecer uma programação de eventos musicais para a cidade, mas que agora reúne uma série de concertos e montagens operísticas num determinado período”, reforça a diretora, que também é musicista e professora da Emac/UFG.   

Orquestra e viola – O maestro Eliseu Ferreira, um dos coordenadores do evento, ressalta que o festival, realizado agora com parcerias inéditas, é valioso por conta também do seu caráter pedagógico. “Além das montagens e apresentações, ele reúne todo o potencial local de músicos, nossos talentos e solistas convidados reconhecidos mundialmente”, ressalta. Ele explica que o evento é importante também porque atinge a formação musical de um público maior e, por isso, deve ser uma iniciativa mantida, ter continuidade na programação anual da cidade”, explica.

Eliseu Ferrerira comanda a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás do Itego em Artes Basileu França. Fundada em 2001, a Orquestra oferece a crianças, adolescentes e jovens o contato com o universo da música sinfônica. A seleção dos candidatos é feita anualmente, através de audições. Nesses testes os alunos escolhem um dos cinco grupos de acordo com seu nível de habilidade, que vão desde a inicialização musical para crianças através de instrumentos de orquestra (Orquestra Infantil Mozart) até a grande orquestra (Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás) que é o grupo que executa o repertório tradicional sinfônico.

 

07 e 08 de junho

Ópera em Concerto:  I Pagliacci – Ruggero Leoncavallo

Coro Sinfônico Jovem de Goiás e Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás

Solistas: Hélenes Lopes, Patrícia Mello, Jadson Alvares, João Pedro Coelho e Erickson Nunes

Regente: Eliel Ferreira

Produção: Itego em Artes Basileu França / OSJG

Local e horário:  Teatro Basileu França, às 20 horas.

Endereço: Av. Universitária, 1.750, Setor Universitário. Telefone: 3988-8954.

Ingressos: 20 reais (inteira) e 10 reais (meia)

__________________________________________________________________________________   10 de junho

Concerto: Três Tenores in Concert - Italianissimo

Coro e Orquestra Sinfônica de Goiânia

Solistas: Adriano Pinheiro, Alexandre Vaz e Michel Silveira

Regente: Katarine Araújo

Produção: Orquestra Sinfônica de Goiânia

Local e horário: Parque Flamboyant (Jardim Goiás), às 17 horas. 

Entrada franca

26 e 27 de junho

_____________________________________________________________

Ópera em Concerto: La Bohème – Giacomo Puccini

Coro e Orquestra Sinfônica de Goiânia

Solistas: Hélenes Lopes, Patricia Mello, Angelo Dias, Daniele Nastri, Jadson Alvares, Felix Bauer e Gustavo Rocha

Regente: Linus Lerner

Produção: Orquestra Sinfônica de Goiânia

Local e horário: Teatro Goiânia, às 20 horas

Endereço: Av. Tocantins, nº 503, Centro. Telefone: 3201-4684.

Ingressos: 5 reais

 

02 e 03 de julho

__________________________________________________________________________________

Concerto: Carmina Burana – Carl Orff 

Coro e Orquestra e Sinfônica de Goiânia e Coro Juvenil de Goiânia

Solistas: Daniele Nastri, Hudson Nogueira e Sebastião Teixeira.

Regente: Eliseu Ferreira

Produção: Orquestra Sinfônica de Goiânia

Local e horário:  Teatro Sesi, às 20 horas

Endereço: Av. João Leite, nº 1013, St. Santa Genoveva. Telefone: 4002-6213.

Ingressos: 1 livro literário ou 2 kg de alimento não perecível

23 de julho

__________________________________________________________________________________

Recital de Abertura do I Concurso Internacional de Canto de Goiânia

Professores do I Festival Internacional de Ópera de Goiânia

Local e horário:  Teatro Sesi, às 20 horas

Endereço: Av. João Leite, nº 1013, St. Santa Genoveva. Telefone: 4002-6213.

Ingressos: 1 livro literário ou 2 kg de alimento não perecível

__________________________________________________________________________________

28 e 29 de julho

__________________________________________________________________________________

Ópera: La Traviata – Giuseppe Verdi

Orquestra Jovem Joaquim Jayme e Coro de Câmara da UFG

Solistas: Vencedores do I Concurso Internacional de Canto de Goiânia

Direção Cênica: Ângela Barra

Cenários e figurinos: Alexandre Nunes

Regência: Linus Lerner

Produção: EMAC-UFG / Orquestra Sinfônica de Goiânia

Local:  Teatro Sesi, às 20 horas

Endereço: Av. João Leite, nº 1013, St. Santa Genoveva. Telefone: 4002-6213. 

Ingressos: 1 livro literário ou 2 kg de alimento não perecível

 

 

__________________________________________________________________________________

31 de julho

__________________________________________________________________________________

Recital de Encerramento do I Concurso Internacional de Canto de Goiânia

Vencedores do I Festival Internacional de Ópera de Goiânia

Local e horário:  Teatro do Centro Cultural da UFG, às 20 horas

Endereço: Av. Universitária, n. 1533, Setor Leste Universitário. Telefone: 3209-6251.

Entrada franca

4 e 5 de agosto

__________________________________________________________________________________

Ópera: La Serva Padrona – Giovanni Battista Pergolesi

Camerata Jean Douliez

Solistas: Vencedores do I Concurso Internacional de Canto de Goiânia

Direção Cênica: Adriano Pinheiro

Direção Musical: Marília Álvares

Cenografia e Figurinos: Marília Álvares / Adriano Pinheiro

Regente: Isaac Kerr

Produção: EMAC-UFG / Camerata Jean Douliez

Local e data: Teatro Basileu França, às 20 horas

Endereço: Av. Universitária, 1.750, Setor Universitário. Telefone: 3988-8954.

Ingressos: 5 reais

7 e 8 de agosto

__________________________________________________________________________________

Ópera: Gianni Schicchi – Giacomo Puccini

Camerata Jean Douliez

Solistas: Vencedores do I Concurso Internacional de Canto de Goiânia

Direção Cênica: Alexandre Nunes

Cenografia e figurinos: Marcondes Lima / Alexandre Nunes

Regente: Ângelo Fernandes

Produção: EMAC-UFG

Local e horário: Teatro Goiânia, às 20 horas.

Endereço: Av. Tocantins, nº 503, Centro. Telefone: 3201-4684.

Ingressos: 5 reais

 

11 e 12 de agosto

__________________________________________________________________________________

Opereta: A Noiva do Condutor – Noel Rosa / Carlos Falat / Adriano Pinheiro

Orquestra Jovem Joaquim Jayme

Solistas: Vencedores do I Concurso Internacional de Canto de Goiânia

Direção Cênica: Adriano Pinheiro

Cenografia e figurinos: Alexandre Nunes / Marcondes Lima

Regente: Vinícius Guimarães

Produção: EMAC-UFG / Orquestra Sinfônica de Goiânia

Local e horário:  Teatro Basileu França, às 20 horas

Endereço: Av. Universitária, 1.750, Setor Universitário. Telefone: 3988-8954.

Ingressos: R$ 5 reais

 

 

 

 

Informações: Adriano Pinheiro 62-981030309 (assessoria de imprensa jornalista Renata Santos 62-99926-1808), UFG/Emac (3521-1125), Teatro Basileu França (3201-4045), , Teatro Sesi (4002-6213), Teatro Goiânia (3201-3004).

 

 

Cartaz ópera