O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Dança popular inspirada no cavalo marinho ganha os palcos goianos

Dança popular inspirada no cavalo marinho ganha os palcos goianos

Evento

: Centro Cultural UFG - Av. Universitária nº 1533 – Setor Leste Universitário

: 30 - 31 marzo 2017

Foram necessários anos de convivência e pesquisa na Zona da Mata pernambucana para a artista Tainá Barreto, oriunda de Brasília, chegar ao que foi intitulado Guarda Sonhos. O solo autoral será apresentado pela primeira vez em palcos goianos com estreia prevista para 30 de março, quinta-feira, às 20h, no Centro Cultural UFG, e reapresentação na sexta-feira, 31, no mesmo horário, em espetáculo que demonstra o quanto o significado de popular pode se ampliar quando não é levado ao pé da letra em cena.

Guarda Sonhos parte de tradições coletivas para chegar a uma expressão singular, trazendo para a cena as ferramentas que fazem parte da trajetória pessoal da intérprete-criadora, tais como as danças populares brasileiras, teatro físico e o butô. O espetáculo transita na fronteira entre a dança e o teatro, tateando possibilidades para a expressão de uma bailarina que trilha um caminho autoral. Elementos de frevo e cavalo marinho aparecem diluídos numa criação coreográfica que mescla informações corporais de diferentes contextos. Mais do que a recriação de movimento destas danças, este trabalho é um olhar para dentro, preenchido pela memória afetiva e pelas sensações corporificadas de uma intensa experiência com os sambadores pernambucanos.

Sua pesquisa criativa é atravessada pela brincadeira do cavalo marinho e do frevo e, em Guarda Sonhos, o público compartilha do seu aprendizado em anos de incursão nessa rica expressão da cultura popular brasileira, com um trabalho cênico sensível, poético e muito inspirador, que amadureceu ao longo dos anos de uma intensa pesquisa. “Em cena, lanço mão das minhas ferramentas artísticas e elabora as memórias afetivas deste encontro, trago tanto o que me comove no universo do cavalo marinho, quanto o que me alegra na festividade do carnaval”, avalia Barreto.

O resultado, contemplado pela Bolsa Funarte de Estímulo à Criação Artística 2008, traduz no palco, de maneira sutil, o encontro de alguém que veio de outras terras com quem faz essa que é uma das brincadeiras cenicamente mais ricas e dinâmicas da cultura popular e segue com fôlego para o que em breve será a sua centésima apresentação.

Dança popular inspirada no cavalo marinho ganha os palcos goianosTainá Barreto

Tainá agora reside em Goiânia e é professora efetiva do Curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Goiás. Com sua dança traz para Goiânia a experiência com as danças populares brasileiras em suas múltiplas interfaces com artes do corpo e da presença para transbordar em criação, ensino e diálogos fecundos com a comunidade goiana.

Natural de Brasília, iniciou sua formação em dança no balé clássico. É Mestre em Arte pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Dança pela Faculdade Angel Vianna (FAV/RJ), bacharel e licenciada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Esse interesse pelas matrizes culturais da tradição pernambucana ela dividiu com o Grupo Peleja (SP/PE/PB), do qual foi integrante por mais de dez anos, com importantes espetáculos apresentados em diversas partes do País.

Dança popular inspirada no cavalo marinho ganha os palcos goianos

Ficha técnica
Coreografia, direção e interpretação: Tainá Barreto
Direção musical:
Helder Vasconcelos
Trilha sonora original: Helder Vasconcelos e
Johann Brehmer
Desenho de luz: Lineu Gabriel Guaraldo
Figurino:
Fabiana Pirro
Coordenação técnica:
Eduardo Albergaria
Execução de figurino: Regina Cely e Fábio Costa
Confecção de adereços: Maria do Socorro e Lineu Gabriel
Participações na trilha sonora:
Andrea Ernest Dias, Cláudio Rabeca e Romildo Roma
Produção:
Ana Carolina Wenceslau
Duração: 40 minutos.
Classificação livre.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.