O Santo e a porca

Emac apresenta: O Santo e a Porca - Do Espiritual ao Animalesco

Evento

: Espaço Cultural Novo Ato

: 10 a 31 de Março 2016

A Escola de Música e Artes Cênicas (Emac), por meio do Laboratório de Formas Animadas (LATA) e com a Direção Cênica dos pesquisadores Guilherme Oliveira e Kleber Damaso apresenta a partir do dia 10 de março, em curta temporada no Espaço Cultural Novo Ato, uma livre adaptação do texto O Santo e a Porca, do dramaturgo e poeta paraibano Ariano Suassuna.

A peça segue em cartaz até dia 31 de março, sempre às quintas feiras, às 20h. A peça tem classificação livre e os ingressos custam cinco reais a meia entrada e dez reais a inteira. 

Kleber Damaso destaca o apreço pela parceria entre o Espaço Cultural Novo Ato e as produções da Emac:  “O surgimento e a consolidação de espaços não institucionalizados, geridos diretamente por artistas, é imprescindível para dinamização e renovação da atividade cultural no campo geral das artes”.  Para o diretor, é essa organicidade e disponibilidade de gestão que possibilita formatos mais consistentes como a realização de temporadas, capaz de alimentar mutualmente o trabalho do artista e a participação pública e social.

A obra

Escrito em 1957, o texto - conforme declaração do autor - inspirado na peça romana Aulularia (A Comédia da Panela), trata de maneira descontraída e auspiciosa dos desvios morais e de comportamento motivados pela avareza e privação afetiva de seus personagens. Sua atualidade crítica apoia na discussão sobre os desafetos desencadeados pela supervalorização do aspecto econômico nas relações sociais.    

Um texto libidinal e malicioso, que nos enche de coragem para rever o lugar e a importância das coisas, a desvirtuação dos valores e as distorções entre o ter e o ser. Daí a escolha política pelo desafio de construir a cenografia e vestir os atores com figurinos feitos de papel. A reciclagem do papel ascende a dupla função de ressignificar o valor do que é social e culturalmente desprezado, como de assumir nossas limitações e fragilidades diante do risco de que os figurinos se rasguem durante as oscilações comportamentais dos personagens. 

Entre o amante e a besta, o acúmulo e a perda, do espiritual ao animalesco. Tudo costurado por um fio. “O Santo e a Porca” é uma trama de sentimentos comuns, com pessoas comuns, com seus medos e desavenças, que não perdem a habilidade de rir e criticar as incoerências humanas, de saber, reconhecer e festejar o Santo e a Porca que moram dentro da gente. 

Sobre Ariano Suassuna:

Ariano Suassuna, falecido em julho de 2014, foi o grande pensador responsável pela criação e implementação do Movimento Armorial - proposta de integração das expressões artísticas que, entre outros objetivos, procura romper a distância entre o popular e o erudito. De maneira inteligente e politicamente comprometido, Suassuna volta o olhar para a cultura popular ciente da importância de ressaltar as singularidades da arte brasileira, por isso o desejo de pesquisar e estudar sua obra. 

Ficha Técnica:

Atores:

Ana Belacqua/ Geicy Cantuario/ Gehielle Prado/ Ingrid Santos/ Isadora Cruvinel/ Laryssa Andrade/ Liana Rocha/ Matheus Vilela/ Nathalia Barbosa/ Leandra Nunes

Direção:

Guilherme Oliveira e Kleber Damaso

Preparação de Elenco:

Marcus Pantaleão 

Caracterização Visual:

Anatália Felipe/ Brendow Prado/ Jonacy Reis/ Lohayne Lopes/ Leandra Nunes/ Thyago Bento/ Ana Belacqua

Fotografia:

Fabrícia Vilarinho e Vanessa Croft

O Santo e a Porca

De Ariano Suassuna

Classificação Livre

Dias 10, 17, 24, 31/03

Horário: 20 horas

Ingressos: R$ 5,00 meia / R$ 10,00 inteira

Local: Espaço Cultural Novo Ato. 

Rua Sebastião Fleury Curado, 193, Criméia Leste

Telefone: (62) 32035507

O santo e a porca 2