
HC realiza Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele
A maior campanha realizada por dermatologistas no mundo ocorrerá em 121 postos de atendimento de 23 estados brasileiros e reunirá mais de três mil dermatologistas voluntários, em 07 de novembro, quando é celebrado o Dia C: Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele. A previsão é de que mais de 30 mil pessoas sejam atendidas durante a mobilização.
Na ocasião, os especialistas vão realizar consultas simultâneas para análise, diagnóstico e posterior tratamento da doença, das 9h às 15h, ininterruptamente, em hospitais públicos credenciados, postos de saúde e tendas montadas em pontos de grande circulação. Nos postos, também estão previstas atividades educativas, como aulas expositivas sobre fotoproteção e sobre como suspeitar do câncer da pele.
São 15 anos de campanha, que já recebeu certificação do Guinness World of Records por ter promovido, em 05 de dezembro de 2009, a maior campanha médica do mundo realizada em um único dia, e a maior campanha mundial de prevenção ao câncer da pele, com mais de 34 mil atendimentos em diferentes regiões do Brasil.
Campanha no estado de Goiás
Em Goiânia, a campanha será realizada no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). As pessoas atendidas na campanha que tiverem o diagnóstico de câncer de pele serão reguladas pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) e encaminhadas para tratamento no Serviço de Dermatologia do HC-UFG/EBSERH.
Campanha em outros estados brasileiros
Por meio dos números 0800-701-3187 e 0800-707-7343, tendo o CEP em mãos, a população poderá saber os postos de atendimento mais próximos de sua residência. A lista completa dos postos de atendimento também está disponível no site da SBD (www.sbd.org.br).
Estatísticas
O câncer da pele é o mais comum de todos os tipos de câncer e representa mais da metade dos diagnósticos da doença. São estimados 188.020 novos casos no Brasil em 2014, segundo estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (INCA).
O câncer da pele não melanoma é o mais incidente no Brasil, com 182.130 casos novos previstos para 2014, também segundo o INCA. Desse total, 98.420 devem ocorrer em homens e 83.710 em mulheres. Quanto ao melanoma, sua letalidade é elevada, porém sua incidência é baixa (2.960 casos novos em homens e 2.930 em mulheres), totalizando 5.890.
Vale lembrar que a maioria dos casos de câncer da pele pode ser evitada com medidas simples de proteção solar. No entanto, as estimativas do INCA e os dados coletados na Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele da SBD mostram que os brasileiros estão longe de se proteger adequadamente do sol, o que contribui para elevar a incidência da doença.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta que as pessoas se examinem com periodicidade, consultando um dermatologista em caso de suspeita. Também é importante que se examine familiares, pois muitas vezes os cânceres podem aparecer em regiões que não conseguimos ver sozinhos. Ao se expor, é importante que se use o protetor solar nas áreas expostas, mesmo em dias frios e nublados, reaplicando o produto a cada quatro horas no dia a dia e a cada duas horas nos períodos de maior exposição solar.