GO e Cerof UFG levam saúde ocular a estudantes da rede pública
Reitoria participa do lançamento do Programa Olhar para Todos em escola do Jardim Curitiba
Texto: Ysabella Portela
Foto: Pablo Lisboa
A reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira de Lima, participou do lançamento do programa de saúde oftalmológica Olhar para Todos, realizado no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CPMG) Ayrton Senna, no Jardim Curitiba, em Goiânia, na terça-feira (26/11). O programa atenderá aos estudantes da rede pública estadual com exames, óculos e encaminhamentos oftalmológicos e é realizado a partir da parceria entre a UFG, por meio do Centro de Referência em Oftalmologia da UFG (Cerof-UFG), com o governo de Goiás representado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS), a Saúde (SES), a Educação (Seduc), o Desenvolvimento Social (Seds) e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).
O evento contou com a presença do governador Ronaldo Caiado; da primeira-dama Gracinha Caiado; do secretário estadual de Saúde, Rasível Santos; do presidente do Conselho Administrativo e fundador do Cerof-UFG, Marcos Ávila, e da diretora do Cerof-UFG, Katiane Martins.
Durante a celebração, Angelita comentou sobre as expectativas do programa. “O que desejamos é que a UFG e o governo do Estado entrem para a história do Brasil com um novo modelo de saúde oftálmica no País”, afirmou. A reitora ressaltou ainda a relevância do Cerof-UFG como parâmetro mundial em oftalmologia. “Este é um laboratório, é um projeto de pesquisa e extensão da Universidade, que hoje é uma referência para o Brasil e para o mundo”, declarou.
O fundador do Cerof agradeceu ao governo de Goiás pela parceria. "Estamos realizando um sonho: levar o cuidado ocular para as escolas de Goiás", destacou. Marcos Ávila também explicou que, desde 1995, o Cerof-UFG, em colaboração com a Fundação Jaime Câmara, realiza anualmente o Projeto Boa Visão, com o objetivo de prevenir a cegueira. Ele ressaltou que, na faixa etária escolar, qualquer deficiência visual pode prejudicar significativamente o aprendizado, resultando em dificuldades cognitivas, sensação de fracasso, baixa autoestima, problemas disciplinares, abandono escolar e comportamentos antissociais. Esses impactos têm sido comprovados por estudos realizados pela Cerof-UFG, os quais observaram a necessidade de um projeto voltado para esse tipo de intervenção.
Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), trata-se do maior programa público de saúde oftalmológica do Centro-Oeste. Nos dias 25, 26 e 27, os 1.240 estudantes do CPMG Ayrton Senna estão sendo submetidos à avaliação ocular, incluindo a realização de exames com equipamentos de ponta no consultório móvel do “Olhar para Todos”, que está na escola. Durante as avaliações, caso seja detectado e considerado necessário, estudantes com alterações oculares serão acompanhados para o devido tratamento. Após o lançamento na Capital, as agendas atenderão o interior do estado, abrangendo todas as 1.114 escolas estaduais. Mais de 495 mil estudantes da rede estadual de ensino estão debaixo dos olhos das instituições do governo de Goiás e de seus parceiros.
Fonte: Reitoria Digital com informações da Secom/Goiás e Cerof-UFG