1-banner-noticia-oeu-geral.png

11ª OEU estão com inscrições abertas até 8 de outubro

Em 12/09/24 16:11.

Organização investe R$ 47 mil em premiações na 11ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário

Texto: William Correia

As inscrições para a 11ª edição da Olimpíada de Empreendedorismo Universitário (OEU) já estão disponíveis. Os interessados podem se inscrever, de forma gratuita, até as 17h (horário de Brasília) do dia 8 de outubro de 2024. O evento é promovido anualmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Goiás (PRPI/UFG), por meio da Diretoria de Transferência e Inovação Tecnológica (DTIT), e executado pelo Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI/UFG). Clique aqui para ler o edital e aqui para preencher o formulário de inscrição.

Os inscritos deverão apresentar propostas de soluções inovadoras, a fim de desenvolver habilidades empreendedoras. Além disso, a OEU visa estimular a curiosidade científica dos estudantes, bem como incentivá-los na construção de projetos com potencial de mercado. A interação entre os participantes, as instituições de ensino e os stakeholders também é promovida.

Para participar da 11ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário, é necessário que os estudantes interessados formem grupos de três a cinco pessoas, nos quais todos os integrantes devem estar matriculados em cursos de graduação e pós-graduação em Instituições de Ensino Superior (IES), do Brasil e do mundo. As atividades serão desenvolvidas em formato remoto, indicadas previamente por e-mail, e separadas em 10 etapas.

Confira as etapas da 11ª OEU

Bootcamp virtual

1ª rodada de consultorias

Envio da proposta de modelo de negócios

Avaliação do modelo de negócios

Curso de pitch

2ª rodada de consultorias

Envio do modelo de negócio e dos vídeos com pitch de apresentação

Avaliação da banca final

Encerramento da 11ª OEU

Os estudantes podem se inscrever em duas categorias: Negócio Inovador, para produtos ou processos com fins lucrativos; e Negócio de Impacto Socioambiental (NIS), para ideias com potencial de impacto socioambiental e sustentável. Além disso, um dos grupos participantes será contemplado com o Prêmio Diversidade e Inclusão Social (DIS), uma iniciativa da 11ª OEU, em parceria com a Secretaria de Inclusão (SIN) da UFG, que premiará com R$ 3 mil a equipe que mais se destacar pela heterogeneidade, diversidade e inclusão social.

Ao todo, serão R$ 47 mil em premiação, distribuídos entre as duas categorias de avaliação e também no Prêmio Diversidade e Inclusão Social, um aumento de quase 50% em relação ao valor pago no ano passado. Sete equipes vão ser contempladas com o auxílio financeiro e a isenção no próximo ciclo de pré-incubação do Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG. Os dois vencedores receberão R$ 10 mil, além de R$ 7 mil  e R$ 5 mil, para os segundos e terceiros colocados, respectivamente.

Negócio Inovador

Negócio de Impacto Socioambiental

1º LUGAR

R$ 10 mil

2º LUGAR

R$ 7 mil

3º LUGAR

R$ 5 mil

A diretora do CEI/UFG, professora Cleonice Borges de Souza, destacou a importância de desenvolver um evento como a 11ª OEU. “É motivo de orgulho para o CEI por ser um evento consolidado. Ao mesmo tempo, a iniciativa se renova e inova a cada edição, principalmente pelas possibilidades que a competição permite aos participantes. Isso vai desde os conhecimentos e expertises adquiridos com as capacitações, os networks que certamente vão ressignificar suas trajetórias até a premiação e a oportunidade que as equipes vencedoras terão de materializar seus modelos de negócios com o Programa de Incubação”.

A 11ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural – Fundação RTVE, Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc), Sebrae Goiás, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti Goiás) e Hub Goiás.

Para acessar o edital da 11ª Olimpíadas de Empreendedorismo Universitário, clique aqui.

Anexo I - Termo de Adesão à 11ª Olímpiada de Empreendedorismo Universitário

Anexo II - Termo de Autodeclaração e Pertencimento

Anexo III - Prêmio Diversidade e Inclusão Social para grupos sociais minorizados na 11ª Olimpíada de
Empreendedorismo Universitário