Reunião em Campos Verdes resulta em parceria governo e setor produtivo para exploração de esmeraldas

O Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços - SIC participou no dia 3 de fevereiro, na Câmara Municipal de Campos Verdes de uma reunião promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e a Prefeitura do município, com os mineradores e Agência Nacional de Mineração. O objetivo foi alinhar ações voltadas à regularização da exploração de esmeraldas no município. A ação é coerente às tratativas do Plano Estadual de Recursos Minerais (PERM) no que diz respeito à sustentabilidade e planos de parcerias, além de tratar dos desafios do pequeno minerador.

mineração
O governo do Estado firmou parceria com a Universidade de São Paulo, por meio do Nap-mineração - para o arranjo produtivo local de Campos Verdes e muitas das ações previstas convergem com as demandas do acordo firmado com a SEMAD. O acordo proposto é um termo de compromisso de regularização ambiental para que os mineradores tenham maiores possibilidades de investimentos e aumento da competitividade.
As mineradoras em Campos Verdes são de micro e pequenos mineradores. A qualidade das esmeraldas do município teve o pedido de reconhecimento da indicação geográfica para o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), como referência na extração, transformação e comercialização de pedras preciosas de esmeraldas. O projeto foi feito em parceria com o Sebrae. Esse reconhecimento valoriza o produto explorado.

mineração
Segundo a Superintendente de Mineração, Lívia Parreira, a reunião demonstra que o plano de parcerias institucionais é o melhor caminho para fomentar e apoiar o setor produtivo de mineração em Goiás. Também participaram da reunião vereadores, cooperativas e representantes da Câmara Setorial de Mineração da FIEG.