Reunião ministro Mendonça Filho capa

Reitor busca garantir recursos para as universidades federais

In 16/08/17 08:38 .

Série de reuniões e encontros em Brasília com o ministro da Educação, parlamentares e entidades representativas visa aprimorar a proposta orçamentária para 2018

O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Orlando Amaral, cumpriu, nas duas últimas semanas, uma intensa agenda de reuniões e encontros em Brasília para a viabilização de mais recursos e a garantia de aprovação de um orçamento para o ano que vem que seja compatível com as necessidades e as demandas da UFG e das demais universidades federais. Nesta terça-feira (15/8), a reunião foi com o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), reitor Emmanuel Zagury Tourinho, a secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães de Castro, o secretário de Educação Superior, Paulo Barone, e outros membros da equipe do MEC.

Também nesta terça-feira o reitor, juntamente com o presidente da Andifes, se reuniu com o presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso, senador Dário Berger (PMDB-SC), a senadora Fátima Bezerra (PT-RN), o senador Lindbergh Faria (PT-RJ), o senador Jorge Viana (PT-AC) e a deputada Margarida Salomão (PT-MG). Nas duas ocasiões, foram apresentadas sugestões e discutidas alternativas para aprimorar a proposta de orçamento a ser encaminhada pelo Executivo ao Congresso Nacional ainda esse mês.

O objetivo é contemplar as demandas das universidades federais brasileiras diante de um cenário de dificuldades financeiras. Está sendo agendada para a próxima semana uma nova rodada de reuniões com parlamentares, em especial com o relator da proposta de orçamento para 2018, deputado federal Cacá Leão (PP-BA).

Reunião Andifes e Ministro

Reunião da nova diretoria da Andifes com o ministro da Educação, Mendonça Filho, em Brasília

Obras na UFG
No início da semana passada, Orlando Amaral participou, juntamente com o deputado federal Daniel Vilela (PMDB-GO), de uma audiência com o ministro da Educação, Mendonça Filho, para solicitar recursos complementares para a finalização de três obras da UFG: os prédios da Faculdade de Medicina e da Biblioteca, ambos da Regional Jataí, e o prédio do Câmpus de Aparecida de Goiânia. O ministro sinalizou positivamente pela liberação dos recursos, que somam, aproximadamente, R$ 12 milhões.

O reitor voltou a se encontrar com o ministro no fim da semana passada, dessa vez acompanhado da nova diretoria da Andifes. Nesta ocasião foram apresentadas pelo presidente da Andifes, Reitor Emmanuel Zagury Tourinho, as principais reivindicações e preocupações dos reitores das universidades federais, com especial ênfase na liberação dos limites do orçamento do corrente ano e na definição da proposta orçamentária para 2018.

Reunião ministro Mendonça Filho

O ministro da Educação sinalizou positivamente pela liberação de recursos para obras na Regional Jataí

Orlando Amaral conduziu ainda a reunião da Comissão de Orçamento da Andifes, da qual é presidente, e participou de reuniões na Secretaria de Educação Superior do MEC, nas quais foram apresentadas e discutidas as propostas da equipe da Sesu para o projeto orçamentário a ser encaminhado ao Congresso Nacional.

Reunião Comissão Orçamento

A situação financeira das universidades foi discutida pela Comissão de Orçamento da Andifes

Conhecimento sem Cortes
Um importante ato em defesa do ensino superior brasileiro também foi realizado na última quinta-feira (10/8) na Câmara dos Deputados. Na audiência pública, convocada pela presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Federais, deputada Margarida Salomão (PT-MG), diversos reitores, incluindo Orlando Amaral, discutiram a necessidade de reivindicar junto ao governo federal a recuperação orçamentária das instituições federais de ensino superior.

Na ocasião, foi criada uma campanha de mobilização social promovida por professores, pesquisadores e estudantes para garantir as condições de funcionamento das universidades, denominada Conhecimento sem Cortes. O reitor da UFG participou ainda da sessão solene do Congresso Nacional em homenagem aos 80 anos da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Reunião Frente Parlamentar

Audiência pública na Câmara foi convocada pela Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Federais

Fonte: Ascom/UFG

Categorie: Última Hora