Projeto da UFG é indicado para premiação nacional
Deriva do Bem foi uma das iniciativas escolhidas para representar Goiás no Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade
Fotos: Iphan (capa) e Leonardo Fleury/Blog do Bráulio
O projeto de extensão Deriva do Bem, da Faculdade de Artes Visuais (FAV), foi indicado para concorrer ao Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. Criado em 1987 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o prêmio tem como objetivo reconhecer iniciativas que colaboram para a preservação e promoção do patrimônio cultural brasileiro.
Deriva do Bem passou pelo crivo de uma comissão presidida pela Superintendência do Iphan em Goiás e composta por diversos nomes que trabalham com o tema no estado – entre pesquisadores, gestores, professores e artistas. Ao todo, foram nove trabalhos inscritos e quatro escolhidos com base em critérios previstos no Edital 2017.
O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, cujo nome é uma homenagem ao primeiro dirigente nacional do Iphan, trabalha atualmente com quatro categorias que se dedicam a identificar “iniciativas de excelência” em “técnicas de preservação”, “processos de salvaguarda”, “promoção do Patrimônio Cultural” e “gestão compartilhada”. Na seleção nacional, cujo resultado será conhecido no dia 22 de agosto, serão apontados dois projetos para cada um desses itens. A premiação será de R$ 30 mil.
Extensão
Deriva do Bem tem como objetivo perceber e registrar a cidade a partir de outros olhares. Para tanto, reúne pessoas dispostas a caminhar a esmo e fotografar (ou produzir outras grafias de) detalhes e cenas não percebidos no cotidiano. A atividade existe desde 2008, sob a coordenação do professor da FAV Bráulio Vinicius Ferreira, e cada vez agrega mais participantes. A edição 89 do Jornal UFG dedicou uma de suas páginas ao projeto. E para quem quer saber mais, a dica é acessar o site da Deriva e o Blog do Bráulio.

Deriva do Bem é uma atividade conhecida por captar as sutilezas do cotidiano, impressas pelas ruas da cidade
Source: Ascom/UFG
Categories: Última Hora Deriva do Bem Patrimônio Cultural Iphan
