Orlando China capa

Reitor da UFG assina protocolo de intenções com universidade chinesa

Em 08/05/17 15:26.

Documento servirá de base para a criação do Instituto Confucius na UFG, para o ensino de mandarim

O reitor da Universidade Federal de Goiás, Orlando Amaral, assinou nesta segunda-feira (8/5) um memorando de entendimentos entre a Hebei University of Chinese Medicine e a UFG. O documento estabelece a intenção de promover atividades de cooperação entre professores e estudantes nas áreas de medicina tradicional chinesa, medicina ocidental e outras áreas da saúde. O memorando servirá de base para a criação do Instituto Confucius na UFG, que promove o ensino do mandariam e da cultura chinesa. A solenidade de assinatura foi realizada na Secretaria de Educação da Província de Hebei.

Orlando Amaral integra a Missão dos Educadores Brasil-China 2017, composta por reitores de universidades brasileiras, que estará naquele país até o próximo dia 13 de maio. A programação inclui visitas a diversas instituições chinesas, sobretudo de ensino superior. Além da Hebei University of Chinese Medicine e do hospital desta universidade, a comitiva esteve na Hebei GEO University, Hebei Medical University, Hebei Agricultural University e na North China Electric Power University. O reitor Orlando Amaral destaca a qualidade da estrutura física das universidades visitadas, resultado de investimentos feitos pelo governo nos últimos dez anos.

A delegação também tem acompanhado atividades em salas de aula, para alunos de graduação de diferentes cursos. "A metodologia é a de trabalho em grupo, interativo, colaborativo, baseado na discussão e na solução de problemas. As salas foram projetadas, construídas e equipadas com esta concepção, com tudo o que a moderna tecnologia chinesa pode oferecer", destaca.

Orlando China 3

Reitor Orlando Amaral assina memorando de entendimentos entre a Hebei University of Chinese Medicine e a UFG

Missão Brasil-China 2017
A missão de reitores brasileiros à China é organizada pelo Instituto Confucius da PUC-Rio, com apoio do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), tendo como instituição anfitriã a Hebei University. A delegação brasileira é chefiada pelo reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), José Arimatéia Dantas Lopes, presidente do GCUB. Também participam da missão representantes da UnB, Uneb, UFPel, UFRR, UFV, UPM, PUC-RS, Ufsc, Unifap e Furg.

Orlando China 2

Missão de reitores brasileiros participa de uma extensa programação de visitas a instituições chinesas, sobretudo universidades

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: última hora