Professora da UFG é eleita presidente da ABPN

En 01/02/17 14:06 .

Docente estará à frente da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) pelos próximos dois anos

Texto: Camila Godoy

Fotos: Arthur Baptista

A professora do Instituto de Química (IQ) da UFG, Anna Canavarro Benite, é a nova presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) – ABPN. A posse da nova gestão que estará à frente da entidade pelos próximos dois anos ocorreu no IX Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as), realizado na última semana de janeiro, em Dourados (MS). A chapa eleita, Dandaras, é composta por cinco mulheres de diferentes regiões brasileiras.

A nova presidência, além de propor uma gestão co-participativa, pretende reativar diversas áreas de conhecimento na associação, como já fez nos primeiros dias de gestão com a área da Tecnologia. O grupo também defende a forte divulgação da classe no ensino básico, estimulando assim os estudantes negros/as a optarem pela carreira científica, a aproximação com os conhecimentos tradicionais e o reavivamento da temática da saúde da população negra.

“É necessário que a população negra se reconheça na atuação em diferentes instâncias, inclusive na Ciência, uma área em que a figura colonizadora branca masculina e eurocêntrica predomina. Nossa associação congrega esforços para representar a sociedade multirracial e produzir em diálogo com essa população”, afirmou a presidente Anna Canavarro Benite.

ABPN

Posse da nova gestão ocorreu no IX Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as)

ABPN

A ABPN é uma associação civil, sem fins lucrativos, filantrópica, assistencial, cultural, científica e independente, tendo por finalidade o ensino, a pesquisa e a extensão acadêmico-científica sobre temas de interesse das populações negras do Brasil. Até então, o presidente da associação era o professor Paulino de Jesus Francisco Cardoso, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Fuente: Ascom UFG

Categorías: última hora