República é tema de reflexões em evento da Faculdade de Filosofia
Estudiosos de várias áreas e partes do país debatem o assunto em evento que vai até o dia 2 de dezembro
Texto: Angélica Queiroz
Fotos: Adriana Silva
Instigar discussões críticas sobre aspectos contundentes que o tema da república envolve nos campos do Direito, da História e da Política no Brasil e no mundo. É isso que pretende o Seminário Republicanismo: Princípios e atualidade, realizado pela Faculdade de Filosofia da UFG. Entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro, o evento reúne professores, pesquisadores e estudantes de diversas áreas do conhecimento e de vários locais do país para pensar e discutir visões diferentes sobre o tema.
“É preciso colocar o nosso arsenal teórico para pensar nesse momento”, afirmou o membro da organização do evento e professor da Faculdade de Filosofia da UFG, Geraldo Alves Teixeira. Segundo ele, a programação foi pensada para propiciar a abertura de olhares a respeito da república e os trabalhos apresentados e debates fazem com que cada momento seja um conjunto de possibilidades. O professor lamentou o momento político vivido pelo país, que ele chamou de “desfavorável à discussão”. Geraldo Alves também criticou o modelo econômico que prega o crescimento imediato a qualquer custo e afirmou que é preciso reavaliar de qual princípio estamos partindo ao nos posicionarmos politicamente.
Evento pretende instigar discussões sobre a república
A conferência de abertura ficou por conta do professor da Faculdade de História da UFG, David Maciel. O professor focou sua apresentação no período da ditadura e da redemocratização que, segundo ele, configuram momentos máximos da relação de república e democracia que se instalou no Brasil. David Maciel afirmou que o Brasil é um Estado autocrático burguês que não considera os trabalhadores como sujeitos e problematizou essa questão. “A democracia no Brasil é limitada, não é de massa e nem efetiva”, considerou.
Professor da UFG é estudioso do assunto e têm 4 livros publicados
Confira o site do evento e a programação.
Fonte: Ascom/UFG
Categorie: Última hora
