Capa Brasil Canada

Simpósio discute inclusão e diversidade na Educação

Em 17/11/16 08:40.

Evento é fruto de projeto realizado por equipes de pesquisadores brasileiros e canadenses

Texto: Luciana Gomides

Fotos: Adriana Silva

A busca pelo respeito à diversidade e a valorização das diferenças tem sido semeada nas mais diversas esferas da sociedade. Os profissionais da educação se mostram cada vez mais engajados nessa luta. Com o tema Examinando as propostas educacionais para a diversidade, o Simpósio Internacional Brasil-Canadá, iniciado na noite desta quarta-feira (16/11) na Escola de Formação de Professores da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Puc-GO), busca trazer os resultados do intercâmbio de estudos entre os dois países a respeito da inclusão nos meios da educação. Trata-se do fruto de projeto de pesquisa entre pesquisadores da Universidade de Calgary (UofC), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Puc-GO), iniciado em 2014, com apoio financeiro da Puc-GO, CAPES, FAPEG e Werklund School of Education. A palestra que abriu os trabalhos foi ministrada pela professora Petronilha Beatriz Silva, da Universidade de São Carlos.

Evento reuniu alunos e professores das redes particular e municipal de ensino

A abertura do Simpósio teve a participação dos idealizadores do projeto, os professores Wilson Paiva e David Scott, da Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Puc-Go, Milca Severino, da professora Amone Alves (FE-UFG), além de representante da rede municipal de ensino e membros da UofC e da Embaixada Canadense no Brasil. Paiva enalteceu a importância da troca de impressões entre as duas equipes pesquisadoras, no sentido de discutir a diversidade e como aplica-la no ambiente educacional. Scott, por sua vez, agradeceu a hospitalidade e a oportunidade do intercâmbio de conhecimento que o projeto possibilita, ressaltando que o objetivo da educação é olhar para o outro com respeito. A adesão de docentes e discentes ao evento foi parabenizada pela professora Milca, que destacou o papel fundamental de ambos no processo de mudança que tanto é desejada na Educação.

Professor Wilson Paiva

Professor David Scott

Dados da Embaixada Canadense mostram que 21% da população daquele país provem de outras nações. A diversidade também é espelhada na participação massiva de mulheres em posições ministeriais, nas políticas em apoio à população LGBT e no acolhimento a refugiados. Nesse sentido, a Faculdade de Educação da UfoC, segundo sua Relações Públicas, tem o respeito às diferenças como um de seus pilares, trabalhando com base na interdisciplinaridade e no papel do educador como formador de conhecimento. Em sua palestra, Petronilha frisou que “a excelência acadêmica tem que se pautar na diversidade, não apenas como objeto de pesquisa mas, como presença”. Citando propaganda veiculada por uma escola de idiomas, a professora comentou que, apesar da extensa dimensão territorial que abriga diferentes culturas, o Brasil ainda as desconhece ou desconsidera, promovendo a exclusão.

Professora Petronilha Beatriz Silva, palestrante da noite

Programação do evento

O Simpósio Internacional Brasil-Canadá inclui, em sua programação, palestras, grupos de debate e apresentação de trabalhos sobre a temática. A agenda completa do evento, que encerra na noite desta quinta-feira (17/11), você confere no link

Fonte: Ascom UFG