Capa Semana do ICB

Desenvolvimento de medicamentos é tema de palestra no ICB

在 09/11/16 12:22 上。

Especialista discorreu sobre os processos de desenvolvimento de medicamentos voltados ao combate de doenças tropicais, com destaque para a Dengue e Zika

Texto: Luciana Gomides

Fotos: Adriana Lima

O verão está próximo e, como em todos os anos, os surtos de Dengue e Zika tomam conta de boa parte do país. Apesar do problema frequente e suas consequências, ainda não há medicamentos antivirais criados, especificamente, para essas doenças. Essa preocupação foi tema da palestra “Planejamento e identificação de candidatos a fármacos antivirais para os vírus da Dengue e Zika”, ministrada na tarde desta terça-feira (8/11) pela professora Carolina Horta no auditório do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), no Câmpus Samambaia. A palestra é parte da programação da Semana do ICB, iniciada na segunda-feira (7).

Professora Carolina Horta fala sobre o desenvolvimento de novos fármacos

Professora Carolina Horta fala sobre o desenvolvimento de novos fármacos

Doutora em Química Medicinal e líder do Grupo de Pesquisa do CNPQ: Laboratório de Planejamento de Fármacos e Modelagem Molecular (LabMol), Carolina desenvolve projetos que atuam no planejamento e identificação de novos candidatos a fármacos para doenças negligenciadas, como Dengue e Zika. Segundo ela, essas enfermidades são assim denominadas por apresentarem maior índice de ocorrência nos países em desenvolvimento e terem pouca pesquisa medicamentosa. Estatisticamente, o Brasil apresenta, pelo menos, cinco dessas doenças catalogadas, enquanto a África comporta mais de 90% dos casos registrados.

No que toca à dengue e Zika, a especialista frisou a preocupação em ainda não haver medicamentos que, efetivamente, combatam tais doenças, em despeito no número crescente de casos. “Todo ano, milhares de pessoas contraem as doenças e precisam passar dias em repouso, até que os sintomas do vírus desapareçam, tomando soros e remédios paliativos”, afirmou. Ao demonstrar o processo de desenvolvimento de um novo fármaco, ela citou o longo tempo investido e os altos custos de investimento, que impediriam resultados rápidos e positivos para enfermidades de consequências sérias, como é o caso da Zika.

A professora explicou que, para reduzir custos, tempo e, consequentemente, trazer maior eficiência, os laboratórios lançam mão de ferramentas computacionais como, por exemplo, uma base de dados com elementos já catalogados e que, após estudos, podem ser adquiridos e usados no desenvolvimento de novos medicamentos. Atualmente, Carolina lidera, entre outros, dois projetos específicos para a descoberta de fármacos destinados às doenças já citadas, sendo um deles o Open Zika, inscrito no programa World Community Grid, da companhia de softwares IBM, que pretendem sanar a lacuna de pesquisas desenvolvidas na área, até então.

Estudantes participam de palestra na Semana do ICB

Estudantes participam de palestra na Semana do ICB

Semana do ICB

A Semana do ICB é um evento anual organizado pelos alunos de graduação e pós graduação do Instituto de Ciências Biológicas da UFG e já está na sua 26ª edição. As atividades do evento vão até a próxima sexta-feira (11), nos prédios do ICB, contemplando palestras, minicursos e mesas redondas. A programação completa pode ser acessada aqui

资源: Ascom UFG

类别: Última hora Semana do ICB