Educação infantil é debatida em evento da UFG
A palestra deu início às atividades da sétima edição do Seminário Pensar Direitos Humanos
Texto: Vinícius Paiva
Fotos: Ana Fortunato
Com o tema Cidadania, Democracia e Direitos Humanos, começou nesta segunda-feira (7/11) o VII Seminário Pensar Direitos Humanos, promovido pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos e o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPIDH) da UFG. A proposta deste ano é debater o atual cenário político-econômico vivido pelo país e como isso afetará diretamente a democracia. Dentre os temas escolhidos, está o extermínio da juventude – sobretudo os jovens negros e moradores periféricos, a violência doméstica, os crimes contra a dignidade sexual, as desigualdades sociais e as violências homofóbicas e transfóbicas, entre outras questões sociais.
O momento inicial ocorreu no auditório do Centro de Aulas D, no Câmpus Colemar Natal e Silva da UFG, com a palestra do professor Antônio Carrillo Avelar, da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Para o professor o foco da palestra não poderia ser outro, a não ser os direitos humanos na infância. ”O mais importante para mim são as crianças, nenhuma transformação humana funcionará se elas não forem atingidas”, afirmou.
Em seguida, Carrilo trouxe aos ouvintes da palestra a realidade da educação infantil no México a partir de um projeto realizado na educação infantil. O projeto consistia em diversas etapas, entre elas: entender o contexto social, entender como funcionam o trabalho do corpo docente e o desenvolvimento de aulas metodológicas. “Entre os resultados do projeto, podemos perceber a recuperação da experiência em sala de aula dos alunos, promoção da participação, além da utilização e co-relação de diversos conteúdos’, relatou.
![]()
Professor Antônio Carrillo ministrado a abertura do Seminário
![]()
Auditório do Centro de Aulas D da UFG
Seminário
O VII Seminário Pensar Direitos Humanos segue até a próxima quarta-feira (9/11) com inscrições gratuitas. Entre as atividades, estão propostas mesas redondas, lançamento de livros, apresentações de trabalho, mostra de fotografias e minicursos.
Confira a programação completa e o site do evento.
Fuente: Ascom UFG
Categorías: Última hora
