Estandes reúnem informações de serviços e parceiros da UFG
13ª edição do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) acontece no Câmpus Samambaia até a quarta-feira
Texto: Camila Godoy
Fotos: Carlos Siqueira
O Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia da UFG, amanheceu movimentado nesta segunda-feira (17/10). É que milhares de pessoas passaram por lá para prestigiar a abertura da 13ª edição do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) da Universidade. Entre outras atividades, o espaço abriga diversos estandes que apresentam produtos, serviços e parceiros da UFG. O principal evento acadêmico da instituição segue com atrações até a próxima quarta-feira (19/10).
Durante esse período, no estande Espaço de Extensão + Saúde, o público poderá ser vacinado contra Febre Amarela e se informar sobre sexualidade, métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis. O trabalho é desenvolvido pelo Núcleo de Estudos em Epidemiologia e Cuidados em Agravos Infecciosos, com Ênfase em Hepatites Virais (Necaih) da Faculdade de Enfermagem da UFG, que já realiza testes para apontar a presença das hepatites A, B e C, HIV e sífilis, no Centro de Saúde do Câmpus Samambaia .
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) também está marcando presença no Conpeex. Em seu estande é possível receber orientação sobre estágios e realizar cadastros para as mais de 250 vagas abertas de empregos, estágios e aprendizagem. Além disso, os estudantes da UFG poderão saber em primeira mão os resultados da Avaliação Institucional, comparando a média da Universidade com a da unidade acadêmica de seu interesse. Os resultados, expostos no estande da Comissão de Avaliação Institucional (Cavi), trazem dados da avaliação feita pelos alunos sobre a Universidade e professores.
O participantes do congresso também poderão comprar livros da Editora UFG e de obras publicadas pelos professores do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae), conhecer as principais ações de empreendedorismo da Universidade e os projetos desenvolvidos pela Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da UFG, como o de automação residencial que traz uma tecnologia mais barata e acessível do que as opções do mercado.
A Fundação RTVE e TV UFG, a Caixa Econômica Federal e a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de Goiás (SED) também estão presentes. Como neste ano o tema do Conpeex, seguindo as recomendações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, é Ciência Alimentando o Brasil, nesse último estande, é possível ver um exemplo de horta hidropônica de alface. O método consiste no cultivo de vegetais e hortaliças sem o uso solo, plantando na água, possibilitando assim o cultivo em em qualquer lugar, mesmo que pequeno. Os expositores explicaram que a abordagem busca desenvolver tecnologias para promover uma alimentação saudável.
Quelle: Ascom/UFG
Kategorien: Última hora
