Foto de capa

Educação Intercultural realiza seminário de 10 anos

On 05/10/16 17:44 .

Evento discutiu temáticas para fortalecimento da educação indígena 

Texto: Luciana Gomides

Fotos: Carlos Siqueira

O Núcleo Intercultural de Educação Indígena Takinahaky deu início, na tarde desta quarta-feira (5/10), à programação dos Dez Anos da Licenciatura Intercultural e Formação Indígena na Universidade Federal de Goiás (UFG). Sediado no prédio do curso, no Câmpus Samambaia, o seminário discutiu a educação indígena na perspectiva dos estudantes, mecanismos cooperativos, práticas educativas e a participação de fundações, como a Fundação Nacional do Índio (FUNAI).  

Seminário reuniu docentes e representantes indígenas

Seminário reuniu corpo docente e representantes indígenas

O seminário teve a presença do vice-reitor da UFG, professor Manoel Rodrigues Chaves, do vice-coordenador do curso, Arthur Oliveira e do corpo docente do curso, além de representantes de etnias do Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Goiás. Na ocasião, foram discutidas as dificuldades na logística de atendimento aos alunos de outros estados, gerando a necessidade de maior parceria por parte das secretarias de educação dos estados atendidos pelo Núcleo, bem como as possibilidades quanto à adaptações da matriz curricular e cursos de especialização.  

Vice-reitor, prof. Manoel Chaves, e vice coordenador do Núcleo, Arthur Oliveira

Vice-reitor, Manoel Chaves, e vice coordenador do Núcleo, Arthur Oliveira

 

Docentes passam detalhes do curso de Educação Intercultural

Docentes passam detalhes do curso de Educação Intercultural

 

Representantes de etnias atendidas pelo Núcleo

Representantes de etnias atendidas pelo Núcleo 

O projeto atende, atualmente, 21 etnias, cujos alunos são orientados por 14 grupos de professores (comitês), em três linhas de ensino - Ciências da Natureza, da Linguagem e da Cultura. O grande diferencial apontado é o fato de atender às comunidades indígenas direto em suas aldeias, não se limitando às aulas somente no Campus da UFG, tendo como consequência baixo índice de evasão escolar. A programação se estende até a tarde de quinta-feira (6/10).      

Quelle: Ascom UFG

Kategorien: Última hora educação indigena Takinahaky