RUF 2016.

Ranking universitário destaca UFG nas áreas de mercado e inovação

Em 19/09/16 12:17.

Ranking Universitário Folha (RUF) classifica universidades e cursos anualmente. UFG é a 20ª instituição do país

 

A Universidade Federal de Goiás se destacou mais uma vez na edição anual do Ranking Universitário Folha (RUF), realizado pelo Jornal Folha de São Paulo. Os principais saltos de colocação da UFG de 2015 para este ano foram nos indicadores mercado (de 20º para 17º) e inovação (de 31º para 27º). A universidade ocupa a 20ª posição entre as 192 instituições públicas e privadas de ensino superior que foram avaliadas em 2016.

No indicador de mercado, a pesquisa leva em consideração entrevistas com responsáveis pela contratação de profissionais nas mais diversas áreas. Os entrevistados listam até três instituições cujos alunos teriam preferência numa eventual contratação. Já o indicador inovação leva em conta o número de pedidos de patentes pela universidade ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi).

Os outros indicadores utilizados no RUF são ensino, pesquisa e internacionalização. Entre os critérios avaliados estão avaliações do Ministério da Educação (MEC), publicações científicas e citações de trabalhos da instituição em pesquisas internacionais.

A pró-reitora de Pesquisa e Inovação, professora Maria Clorinda Fioravanti, destaca que "o crescimento da UFG nos itens mercado e inovação no RUF é resultado da sua política, que tem encontrado nos seus docentes, pesquisadores e estudantes o suporte necessário para esse desenvolvimento". 

Já o Coordenador de Transferência de Inovação Tecnológica (PRPI), professor Cândido Borges, explica que a pró-reitoria promove, supervisiona e apoia as atividades de pesquisa, de transferência de tecnologia, de inovação e de iniciação científica e tecnológica, considerando os preceitos éticos e de respeito à propriedade intelectual, estimulando o desenvolvimento da cultura empreendedora. "Desse modo cumprimos o papel de geração e transmissão de conhecimentos, ao mesmo tempo em que formamos recursos humanos qualificados, capazes de contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e social do Brasil", aponta.

 

Ranking de cursos

Além de classificar as instituições, o RUF elenca ainda os 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil. Para realizar esta avaliação são levados em conta os critérios ensino, que valoriza instituições com professores doutores em dedicação exclusiva, e mercado de trabalho, que indica a preferência de empregadores de todo o país no momento da contratação de funcionários.

A partir destes indicadores os cursos são elencados. A UFG possui 11 cursos entre os 15 melhores do país. São eles:


Biologia (10º)

Enfermagem (14º)

Farmácia (15º)

Física (14º)

Geografia (15º)

Matemática (15º)

Medicina Veterinária (13º)

Moda (7º)

Nutrição (14º)

Letras (15º)

Química (14º)

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Última hora