Encontro debate dois lados da divulgação da universidade
A comunicação institucional e a visão da imprensa sobre a divulgação foram os destaques do quarto encontro da Política de Comunicação da UFG
Texto: Kharen Stecca
Fotos: Carlos Siqueira
Pensar nas melhores formas de tornar público o que a universidade produz foi o objetivo do quarto Encontro Temático da Política de Comunicação da UFG. Com o tema Divulgação das Atividades Institucionais, Científicas, Culturais e de Extensão, os convidados falaram sobre os dois lados das notícias relacionados com a universidade: a da comunicação institucional e da imprensa.
Para falar sobre a comunicação institucional foi convidada a professora da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), Silvana Coleta. Ela começou explicitando os conceitos de comunicação pública, que tem o compromisso de informar para a construção da cidadania. "O interesse institucional não pode superar o interesse público", explicou a professora.
Silvana Coleta, que já atuou como coordenadora de Jornalismo da Assessoria de Comunicação (Ascom), explicou que a UFG tem o trabalho facilitado pela credibilidade da instituição, mas que ele deve ser reforçado continuamente: "Ninguém está livre de crises, são mais de 30 mil pessoas envolvidas diariamente na Universidade. Por isso precisamos sempre pensar no nosso atendimento, na proximidade com veículos e fontes e na proatividade da equipe".
Evento teve a participação de representantes de unidades e órgãos da UFG e dos veículos de comunicação da Universidade
Uma das dificuldades que ela coloca por parte da assessoria é fazer chegar de forma rápida o material para a divulgação, devido à dificuldade de sensibilização do público interno. "Falamos melhor com o público externo do que o interno da UFG", afirmou. Mas ela também acredita que isso tem mudado com a articulação da Política de Comunicação. Entre os pontos positivos citou que as redes sociais aproximaram o intercâmbio contínuo de informações entre comunidade universitária e veículos de comunicação da UFG e ressaltou a necessidade de reforçar o trabalho com as unidades, com relação à divulgação de nossos veículos de comunicação. "A Universidade tem conteúdo de qualidade, mas ainda temos que melhorar o relacionamento com o público externo e interno", explicou.
Lourdes Malaquias (TV Anhanguera) e Silvana Coleta (FIC/UFG) falaram sobre a divulgação das atividades realizadas pela Universidade
No segundo momento do evento, a produtora do Núcleo de Rede da TV Anhanguera, Lourdes Malaquias, trouxe o lado do jornalista com relação à divulgação das informações da Universidade. "A UFG é uma fonte de alta credibilidade e também uma fonte de comprovação de ideias postas na sociedade. Muitas reportagens só ganham destaque devido à credibilidade das pesquisas realizadas pela UFG", afirmou. Ela falou um pouco da lógica de trabalho do jornalista e explicou sobre suas peculiaridades. Também ressaltou a qualidade dos releases produzidos e sugeriu que o contato também seja feito de forma direta com o jornalista por telefone. Para mostrar alguns frutos dessa parceria entre UFG e imprensa, ela mostrou três reportagens divulgadas em jornais nacionais sobre a UFG.
Todas os Encontros Temáticos da Política de Comunicação da UFG estão sendo transmitidas pelo site da Comunica.
Fonte: Ascom UFG
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