Estudantes da UFG conhecem projeto de mobilidade urbana

Estudantes da UFG conhecem projeto de mobilidade urbana

Em 21/07/16 13:16.

Técnicos da CMTC apresentaram o BRT Norte-Sul, que ligará as regiões Norte e Noroeste à Região Sul de Goiânia

Texto: Denise Ribeiro

Fotos: Adriana Silva

Representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e do Conselho Gestor da UFG participaram nesta quarta-feira (20/7) de uma reunião com técnicos da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e com o reitor Orlando Amaral. Na oportunidade, foi apresentado aos estudantes o Bus Rapid Transport, o BRT Norte-Sul, executado pela Prefeitura de Goiânia, que trará melhorias significativas para o transporte coletivo da capital e, sobretudo, para a região onde está localizado o Câmpus Samambaia. O BRT é um corredor exclusivo para ônibus e fará a ligação entre o Terminal Recanto do Bosque, na Região Noroeste da cidade, ao Terminal Cruzeiro do Sul, na Região Sudoeste, divisa com Aparecida de Goiânia.

O engenheiro da Unidade de Coordenação do BRT Norte-Sul, Benjamin Kennedy Machado da Costa, informou que, além do corredor exclusivo, o projeto contempla a requalificação da via ao longo de todo o trecho de mais de 20 quilômetros, como calçadas acessíveis, paisagismo, revitalização da capa asfáltica e a construção de terminais, entre eles o Terminal Perimetral, na confluência das avenidas Perimetral Norte e Goiás Norte, e a reconstrução e ampliação do Terminal Recanto do Bosque, que beneficiará diretamente a comunidade universitária da UFG. "O trecho entre a Praça do Trabalhador no Setor Central, onde está sendo construído o Terminal Rodoviário, e o Terminal Recanto do Bosque será entregue até dezembro deste ano", garantiu o engenheiro.

Questionado por um dos estudantes quanto à agilidade no atendimento, Benjamin Kennedy explicou que hoje os ônibus circulam com velocidade média de 12,5 a 13 km/hora  quilômetros por hora e, com a implantação do BRT, circularão entre 25 e 28 km/hora. O engenheiro da CMTC lembrou também que o número de integrações em terminais irá diminuir, já que será destinada uma linha que fará a ligação entre o Câmpus Samambaia e o novo Terminal Perimetral, o que resultará em ganho real de tempo dos membros da comunidade universitária usuários do transporte coletivo.

O diretor técnico da CMTC, Sávio Afonso, acrescentou que se encontra em fase de licitação o projeto que prevê a instalação de estações de bicicletas públicas espalhadas por pontos estratégicos da cidade, inclusive uma próxima ao terminal Perimetral, que atenderá os estudantes da UFG. "Esse momento é impar para Goiânia. Há tempos não víamos tamanho investimento em mobilidade, investimento da prefeitura do município que beneficiará toda a região metropolitana", declarou o diretor, destacando o BRT, os corredores preferenciais de ônibus que estão sendo implantados nos principais eixos viários da capital e os trechos cicloviários implantados através de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas.  

DCE - CMTC 2
Estudantes conheceram o BRT Norte-Sul que beneficiará diretamente a comunidade universitária 

Orlando Amaral antecipou aos estudantes que a universidade instalará displays de LED com informações sobre horários de ônibus e informes à comunidade universitária nos pontos de ônibus do Câmpus Samambaia. Além de conhecer com antecedência os horários dos ônibus que passam pelo Câmpus, a tecnologia permitirá a redução do tempo de espera, o que proporcionará mais segurança aos usuários.

Os estudantes solicitaram aos técnicos da CMTC a criação de uma linha de ônibus circular entre os câmpus Samambaia e Colemar Natal e Silva, na Praça Universitária.  O pedido já havia sido feito pelo reitor Orlando Amaral durante visita à Companhia no último dia 11, ocasião em que o presidente da CMTC, Murilo Ulhôa, se comprometeu a realizar uma pesquisa de fluxo para verificação da viabilidade da linha no início do próximo semestre letivo.

Os representantes da CMTC solicitaram aos estudantes que indiquem formalmente ao órgão todos os problemas percebidos para que sejam feitas pesquisas e modificações necessárias. "Nós entendemos que o transporte coletivo precisa melhorar. Viemos mostrar o que estamos fazendo e nos aproximar da comunidade usuária do transporte coletivo para melhorarmos ainda mais", finalizou Sávio Afonso.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Reitoria DCE Transporte Público Última Hora