EP 2

Atividades culturais e interativas encerram Espaço das Profissões

Sur 21/06/16 13:55.

25 mil estudantes do ensino médio se inscreveram para participar da edição deste ano

Texto: Angélica Queiroz e Natália Esteves

Fotos: Adriana Silva, Ana Fortunato e Carlos Siqueira

Dois dias de programação intensa marcaram a edição 2016 do Espaço das Profissões, promovido pela Universidade Federal de Goiás (UFG). As atividades se encerraram nesta terça-feira (21/6), no Câmpus Samambaia, quando mais grupos de estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas de todo o estado puderam conhecer de perto os 150 cursos de graduação oferecidos pela instituição. Eles também tiveram a oportunidade de participar de palestras e atividades interativas, de assistir a apresentações culturais e de ter contato com o ambiente universitário.

No pátio da Faculdade de Letras, estudantes realizaram o concurso Soletrando, que divertiu os visitantes. Quem passou pelos espaços interativos aprendeu um pouco sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e conheceu um livro em braile, por exemplo. Matheus Augusto, 16, pensa em estudar Letras e adorou conhecer mais sobre o curso. "O Espaço das Profissões esclarece muitas coisas. Acabamos chegando com muitas opções e aqui temos a oportunidade de nos decidir", afirmou o estudante, que comemorou a aprovação na brincadeira de soletrar feita pelos acadêmicos.

Já para a estudante Marjory Stephany as palestras foram a parte mais interessante. "Essas atividades ajudam a abrir a mente de quem ainda não sabe que curso escolher", comentou. No entanto, a estudante ainda não decidiu em que graduação irá se inscrever. "Quero fazer Arquitetura, Engenharia ou Direito".

O céu é o limite
Um dos espaços mais visitados foi o Planetário móvel da UFG. A unidade fixa fica no Parque Mutirama, no centro de Goiânia. O professor Manoel Júnior, do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (Iesa), conta que o trabalho é realizado há três anos e não se restringe apenas à UFG. "A unidade móvel faz eventos como esse, cidades do interior, outras universidades e escolas. Ele serve pra divulgar o Planetário fixo de Goiânia". Na visita os estudantes puderam fazer uma viagem pelas constelações, observar eclipses, fases da lua e aprender sobre diversos temas ligados à astronomia.

Os visitantes também participaram das atividades culturais de teatro, cinema, música e dança que foram realizadas durante todo o segundo dia de evento. Os participantes do Espaço das Profissões ainda tiveram a oportunidade de fazer visitas guiadas aos laboratórios da UFG e conhecer um pouco da produção científica da instituição.

EP

 

EP

 

EP

 

EP 2

 

EP 2

 

 EP

Mais fotos no link.

Source: Ascom UFG

Catégories: Última Hora