Carreira de motorista é tema de seminário
VII Seminário Nacional dos Motoristas termina neste sábado (11/6)
Texto: Silvânia Lima
Fotos: Arthur Dias
O cargo de motorista oficial está entre aqueles considerados em extinção nas Instituições de Ensino Superior - IES (universidades, institutos e centros de educação tecnológica), impedidas de abrir concurso, mesmo em caso de vacância por aposentadoria ou morte. O decreto de impedimento para mais de 100 cargos considerado como de nível auxiliar, como o de motorista e de vigilante, data do ano de 1998, sendo que já havia cinco anos do último concurso público. De lá para cá, diversas questões permeiam o cotidiano do segmento, que nunca perdeu a esperança de reverter esse quadro. Visando melhor conduzir o debate pertinente a esses servidores, está sendo realizado, em Goiânia, com o apoio do Sint-IfesGO, o VII Seminário Nacional dos Motoristas Oficias das Ifes, Cefets e IFs.
Uma palestra seguida de debate, sobre conjuntura política econômica e suas repercussões nas Ifes, com o professor da Faculdade de Ciências Sociais (FCS), Francisco Mata Tavares, na última quinta-feira (9/6), deu início à programação do seminário VII Seminário Nacional dos Motoristas. O evento aborda questões como legislação e seus conflitos na carreira do motorista, o motorista na revisão da carreira dos técnicos-administrativos em educação, terceirização dos transportes nas Ifes, e segurança e saúde do trabalhador. Ao final, pretende-se traçar um plano de lutas e encaminhamentos.
Motoristas oficiais de todo o pais presentes em Goiânia em defesa do cargo
A mesa de abertura foi composta por Fátima dos Reis, coordenadora do Sint-IfesGO; Rogério Mazola, Coordenador Sindical da Fasubra; Manoel Rodrigues Chaves, representando o reitor da UFG; José Marcos Teodoro de Carvalho, Diretor da Divisão de Transportes da UFG; Jorge Luiz Gomes, representando os motoristas; e, Vinícius Veiga Fleury, representando o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Se fizeram presentes ainda o Coordenador do Sint-IfesGO Amaury Joaquim de Farias e os diretores da Fasubra Gibran Jordão, Mozart de Sá Siqueira e Mário Costa Júnior.
O vice-reitor daUFG Manoel Rodrigues Chaves saudou os presentes, reconhecendo as dificuldades do setor de transporte sem a contratação de novos motoristas. Vinícius Veiga disse aos motoristas que tenham a PRF como parceira nas questões relacionadas à educação e à prevenção no trânsito. “Nossa filosofia de trabalho é de uma polícia cidadã, que luta pela valorização dos motoristas de qualidade”, afirmou.
Manoel Rodrigues saudou os servidores e o Sint-IfesGo pelo evento, e demonstrou solidariedade aos motoristas
资源: Ascom UFG
类别: Última Hora
