Novos servidores

Novos servidores têm dinâmica diferenciada de integração

En 13/05/16 13:16 .

Metodologia desenvolvida para o Curso Introdutório 2016, com apoio do Media Lab, objetiva melhor recepcionar servidores ingressantes da UFG

Texto: Silvânia Lima

Fotos: Adriana Silva

O Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) reuniu na última quinta-feira (12/5), 155 novos servidores técnico-administrativos (TAEs) do quadro permanente da UFG, que ingressaram entre 2015 e 2016, para o primeiro encontro do Curso Introdutório 2016. Em novo formato, a ação de integração dos servidores será composta por encontros presenciais e atividades a distância a serem realizadas até dezembro. A atividade é obrigatória e visa discutir aspectos relacionados ao serviço público, à universidade e à receptividade no ambiente do trabalho. 

Concebido nos moldes da educação a distância (EaD), o Curso Introdutório 2016 é o novo formato da ação de integração dos servidores, promovida regularmente pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Prodirh), por meio do DDRH. A proposta visa oferecer uma dinâmica moderna, interessante e mais eficiente na parte instrutiva, além de outras vantagens do ensino a distância como a facilidade de acesso e à flexibilidade de horário. A ação conta com a parceria do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Alternativas (Media Lab), responsável pelo desenvolvimento da plataforma, que oferecerá jogos, vídeos e situações problemas, simulando o cotidiano de trabalho. O Curso Introdutório 2016 é composto por cinco módulos: conhecendo a UFG, conhecendo a carreira, ética no serviço público, avaliação de desempenho e estágio probatório. 

No primeiro encontro presencial do grupo, a equipe organizadora, composta por servidores técnico-administrativos do DDRH, cuidou dos detalhes para que os ingressantes pudessem ser informados do que a instituição tem a lhes oferecer e também se manifestassem sobre suas expectativas, inserção e primeiras impressões do ambiente de trabalho. Ao saudar os presentes, o diretor do DDRH, Márcio Medeiros, explicou a ideia do encontro e do novo curso. Na oportunidade, a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sint-IfesGO), Fátima dos Reis, deu as boas vindas aos colegas, informando-os sobre os benefícios da sindicalização, como os convênios médicos e a assessoria jurídica, além de esclarecer sobre o cenário de luta por melhorias para os servidores. 

Os 40 anos de serviço público prestados por Juara Mendes Nogueira, servidora do DDRH, motivaram o convite para ela que falasse aos presentes sobre sua experiência na UFG. Em seguida, Ivan Carlos apresentou alguns dos projetos em vigor na instituição os quais os servidores podem usufruir e participar, como empréstimo de livros pelos Sistemas de Bibliotecas (Sibi), serviços do laboratório de Nutrição e as práticas esportivas na Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD), os cursos do Centro de Línguas da Faculdade de Letras (FL), a Clínica Escola de Psicologia da Faculdade de Educação (FE), a Clínica de Musicoterapia da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac), e as atrações artísticas a preços acessíveis do Música no Câmpus, do Cine UFG e do Centro Cultural UFG.

Depois de algumas provocações feitas pelos psicólogos João Francisco Martins e Lívia Mesquita, a segunda parte do encontro foi marcada por uma dinâmica em que todos, divididos em grupos, puderam se manifestar a respeito de como se deu sua recepção no local de trabalho, como tem sido até o momento, ressaltando motivações, pontos a melhorar e sugestões. A partir das questões expostas, o DDRH irá avaliar e considerar na política de pessoal.

As próximas etapas do Curso Introdutório 2016 serão o segundo encontro presencial, previsto para agosto, e a disponibilidade dos módulos previstos por meio da plataforma, em fase de finalização, pelo Media Lab. A equipe do DDRH pretende estender o acesso da plataforma a outros servidores interessados.

Novos servidores

Em novo formato, a ação de integração dos servidores será composta por encontros presenciais e atividades a distância 

Fuente: Ascom UFG

Categorías: Última hora